Hora da limpeza: 6 coisas que estão no banheiro e você deve jogar fora
Colaboração para VivaBem, em São Paulo
04/07/2024 04h00
Sabemos que a sua vida deve ser corrida, mas é importante sempre lembrar de dar uma olhada nos produtos que estão acumulados há tempos em seu banheiro, atrás de itens esquecidos, que tornaram-se ineficazes e cujo prazo de validade já expirou faz tempo. Separamos seis itens que deveriam ir de lá direto para a lixeira.
Escova de dentes com mais de três meses de uso
A ABO (Associação Brasileira de Odontologia) diz que é melhor substituir sua escova de dentes a cada três meses, ou quando as cerdas ficarem desgastadas. Além de limparem de maneira menos eficaz, existe a possibilidade dos germes presentes na sua velha escova dental deixá-lo doente novamente, especialmente após um resfriado ou uma gripe, por exemplo. Melhor não economizar com isso, e depois ter que gastar com remédios, não é?
Relacionadas
Pasta de dente com validade vencida
Apesar de não ser perigoso para a saúde, se for realmente antiga - pense em vários meses após a data de validade impressa - o flúor pode não funcionar corretamente. A consistência da pasta também pode mudar depois de um tempo, tornando difícil espremer para fora do tubo.
Filtro solar que passou da validade
A norte-americana Food and Drug Administration (FDA) exige que todos os protetores solares mantenham sua força original por três anos. Depois disso, não há garantia de que o produto proteja sua pele de radiação UV, que é prejudicial. Melhor não arriscar uma queimadura solar dolorosa para descobrir. Se não houver nenhuma data listada, jogue o protetor solar após três anos. Também substitua qualquer produto que tenha mudado de cor ou consistência desde que você comprou.
Medicamentos expirados
As regras das agências regulatórias de saúde exigem que toda medicação venha com uma data de validade, ou seja, o tempo em que o fabricante garante a potência total e a segurança do produto. Além disso, medicamentos vencidos devem ser levados até uma farmácia para serem recolhidos e receberem destinação adequada. Isso porque, quando jogados direto na lixeira, contaminam o meio ambiente.
Cosméticos contra acne abertos há meses
Itens voltados para esse tipo de problema de pele costumam conter em seus ingredientes produtos como peróxido de benzoíla e ácido salicílico, que precisam ser jogados fora após quatro a seis meses de abertos. Culpa da composição, que tende a perder o efeito rapidamente.
Absorventes internos antigos demais
Esse tipo de produto têm uma vida útil de aproximadamente cinco anos. Isso porque eles podem se expandir, especialmente se estiverem armazenados em um banheiro úmido e vaporoso. Antes de inserir o produto na vagina, não se esqueça de verificar a embalagem também. Isso garante que o tampão não esteja contaminado, além de ser uma forma de se proteger contra a síndrome do choque tóxico - doença potencialmente fatal ligada ao uso de absorventes internos.