Quantas vezes por dia é normal soltar pum? E quando é sinal de problema?

Quando comemos, nosso corpo digere a comida com a ajuda de bactérias que vivem no intestino e ocorre a formação de gases. Por isso, todo mundo solta pum.

Mas você costuma contar os puns que solta ao longo do dia? Claro que não, né? No entanto, saiba que existe um número "normal" de flatulências que você deve liberar no ar:

"Teoricamente, é normal soltar até 50 puns por dia", diz a gastroenterologista Lívia Guimarães, no primeiro episódio da décima temporada do Conexão VivaBem, que foi ao ar na última quarta-feira (3/7).

Calma, não precisa anotar seus puns para saber se está tudo certo com seu intestino. Para avaliar se a produção de gases de um paciente é normal, a médica sugere outros parâmetros, como observar se os gases são acompanhados por dor abdominal.

Guimarães diz que, dependendo da quantidade de gases, é normal ter um pouco de inchaço na barriga. "Mas aquele inchaço que incomoda a pessoa, porque dói, fica desconfortável e aperta a roupa ou mesmo aqueles gases com cheiro muito ruim, geralmente são causados por algum problema", alerta a gastroenterologista.

Ela recomenda procurar um especialista quando o problema é recorrente, e cita três causas que podem estar por trás desses sintomas:

  • Intolerância alimentar;
  • Desequilíbrio na microbiota intestinal (nome que se dá aos trilhões de microrganismos que vivem no nosso intestino);
  • Síndrome do intestino irritável.

Todo mundo produz gases, é normal. Mas, se for uma coisa que incomoda, que atrapalha o dia a dia da pessoa, o caso merece ser avaliado por um médico. Lívia Guimarães, gastroenterologista

"Muitas vezes, a mulher se sente incomodada e vai ao médico, mas não tem seu sintoma valorizado, principalmente se ela for magra, porque falam 'sua barriga não está inchada nada', mas ignoram que, às vezes, ela está com desconforto, e isso precisa ser cuidado", destaca Guimarães.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.