Abacate é uma delas: as frutas 'perfeitinhas' para matar a fome com saúde
Você está em busca de um lanchinho saudável e que acalme a fome? Dá para apostar nas frutas.
Para obter o efeito antifome, coma sempre que puder com casca e evite o suco. Vale também combinar as frutas com a proteína do queijo, a gordura das castanhas ou as fibras da aveia.
Abaixo, veja seis frutas que são boas opções para forrar o estômago, mas tenha em mente que o ideal é variar sempre, até mesmo porque todas as frutas têm nutrientes que fazem muito mais pela saúde do que apenas matar a fome.
Abacate
É uma fruta com alto teor de gordura, o que neste caso é ótimo pois o nutriente promove saciedade e estamos falando de lipídios que fazem bem para a saúde. Além disso, o abacate contém triptofano, aminoácido que atua no cérebro aumentando a sensação de bem-estar e, assim, pode até diminuir a vontade de comer doces.
Banana
Ela também tem triptofano e, diferentemente do que se pensa, bom aporte de fibras. Todas as variedades contêm o nutriente, mas a banana-maçã e a nanica lideram o ranking. Esta fruta contém ainda amido resistente, um tipo de carboidrato complexo encontrado nos cereais integrais que demora para ser digerido e, assim, mata a fome por mais tempo.
Abacaxi
Os carboidratos presentes no abacaxi enchem rápido, mas são as fibras presentes nele que ajudam a prolongar a saciedade. Ele também tem uma quantidade importante de água, que, no estômago, forma um gel viscoso com as fibras e prolonga a digestão.
Laranja
Sua principal vantagem é o teor de fibras. A laranja da terra é a melhor neste sentido. Mas o bagaço deve ser mastigado, pois é lá que está a maior parte das fibras. Já o suco da fruta tem efeito negativo. Como sobra só o açúcar na mistura, ela passa rápido pelo estômago, e o índice glicêmico, que é a velocidade com a qual a "doçura" chega ao sangue, sobe muito. Os dois processos atrapalham a saciedade e facilitam o acúmulo de gordura no corpo.
Goiaba
Tanto a vermelha quanto a branca são ricas em fibras —mais de 6 gramas em cada porção de 100 gramas. O ideal é comer a casca junto. Esta fruta ainda ostenta um baixo número de calorias.
Coco
Tecnicamente, ele é uma semente, mas vale entrar aqui pois, assim como ocorre com o abacate, o coco é uma das poucas "frutas" que contêm um teor relevante de gordura. Ele também tem fibras, e pode ser consumido em versão ressecada ou fresca nos intervalos entre as refeições. Mas sem exageros —até mesmo devido aos lipídios presentes.
Fonte: Ana Paola Monegaglia, nutricionista de São Paulo e coautora do livro "Abaixo o Regime!"; Jaqueline Moniz Anversa, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca
*Com informações de matéria de maio de 2018
Deixe seu comentário