Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Síndrome de Patau: entenda condição rara que filho de Zé Vaqueiro tinha

Cantor Ze Vaqueiro e a esposa Ingra Soares mostram filho Arthur Imagem: Reprodução/Instagram

De VivaBem, em São Paulo

09/07/2024 08h56

Arthur, filho de Zé Vaqueiro e Ingra Soares, morreu na madrugada desta terça-feira (9), aos 11 meses. A criança nasceu com síndrome de Patau, uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no bebê.

Saiba mais sobre a síndrome

Síndrome de Patau provoca malformação no cérebro, nos olhos e no coração. O bebê pode ter cardiopatias, fendas no céu da boca e uma série de defeitos congênitos muito graves.

Alteração genética é caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no bebê. Por isso também conhecida como síndrome da trissomia do cromossomo 13. Nessa sequência, em vez de um par de cromossomos, a pessoa apresenta um trio.

Presença de cromossomo a mais faz com que células funcionem de uma forma irregular. Isso provoca as malformações.

Causa está normalmente relacionada à idade do óvulo da mãe. A maternidade após os 35 anos apresenta um risco maior para a condição. No entanto, a síndrome pode ocorrer em casos em que a mãe é mais jovem. Ingra, esposa de Zé Vaqueiro, tem 32 anos.

Condição pode ser identificada ainda no pré-natal. Por meio de um ultrassom morfológico feito entre a 20ª e 22ª semana de gestação, é possível observar todas as estruturas do feto e, consequentemente, se há uma malformação.

Também é possível realizar exame cariótipo na gestação, que analisa os cromossomos presentes. Assim, é possível identificar se há uma quantidade superior ao considerado normal.

O caso de Arthur

O filho de Zé Vaqueiro ficou no hospital até os 9 meses, quando foi para casa já com uma estrutura hospitalar o esperando.

"Uma nova fase começa na vida da minha família", disse o cantor. A empresária também compartilhou a boa notícia na rede social. "Sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá. Nosso milagre, Arthur, em casa", escreveu.

Em maio, Zé Vaqueiro fez uma homenagem ao filho caçula em seu DVD "Ser Tão Eu". "Esse momento especial do Arthur vai fechar com chave de ouro. É um momento muito especial, não só para mim como pai, mas para todos os pais que sabem que a vinda do filho é uma bênção, a família é uma bênção", contou em entrevista para Splash na época.

Arthur teve uma parada cardíaca no dia 17 de maio e voltou para a UTI um dia após receber alta do hospital. "Hoje o Arthur teve uma parada cardíaca e já estamos com ele hospitalizado novamente na UTI. Uma síndrome cruel. Nos ajuda, Deus", escreveu a mãe da criança.

A morte do bebê foi confirmada hoje pelas redes sociais de Zé e Ingra.

Além de Arthur, eles são pais de Daniel, 3. Zé Vaqueiro também tem uma enteada, Nicolly, de 13 anos, que é filha de um relacionamento anterior da mulher.

*Com informações do médico geneticista Domingos Rodrigues de Nicoça em reportagem de 26/07/2023 e Pablo Domingos Rodrigues de Nicola, médico geneticista da BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo) em reportagem de 28/07/2023.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Síndrome de Patau: entenda condição rara que filho de Zé Vaqueiro tinha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde