Anitta diz que foi 'eletrocutada': água-viva dá choque, como cantora falou?
Do VivaBem, em São Paulo
10/07/2024 16h23
Anitta contou nas redes sociais que foi ferida por uma água-viva em uma gruta, em Ibiza, na Espanha, nesta quarta-feira (10). Na sequência, a cantora mostrou os machucados no rosto e nos braços, mas explicou que já estava tudo bem.
"Fui atacada por uma medusa [outra forma de chamar a água-viva] imensa. Eu lutei com ela (...) Gente, foi uma dor que nunca senti na minha vida", disse, nos stories do Instagram.
Anitta falou ainda que foi "eletrocutada" e que "se queimou inteira". "Foi uma experiência nunca antes sentida."
Água-viva não queima nem dá choque
Ferimento causado por água-viva não é uma queimadura, e sim um envenenamento. Ele é provocado pelas toxinas liberadas pelos tentáculos do animal marinho.
Sintoma parece de queimadura. Após água-viva injetar toxinas, é comum o local ficar avermelhado ou escurecido, inchado e com edema, com surgimento de placas tipo urticária e pápulas (bolinhas) vermelhas.
Pessoa ferida sente dor intensa e ardência, conforme relatou Anitta. Em alguns casos raros, podem surgir bolhas. Tais efeitos são uma reação tóxica e alérgica ao veneno, que age na pele
Sintomas podem ser graves. Em alguns casos, o ferimento pode provocar dificuldade para respirar e engolir, dor no peito, cefaleia, câimbra, náusea e vômito. Ou até arritmia, edema de glote e choque anafilático.
Manifestações clínicas podem ser graves em crianças e idosos. Eles costumam apresentar maior sensibilidade aos efeitos tóxicos da água-viva e, portanto, ter reação inflamatória intensa.
Fui envenenado, o que fazer?
Nada de xixi. A recomendação é lavar a região afetada com água salgada e, sobretudo, gelada, pois a temperatura controla a dor. Anitta contou que o marinheiro que estava no barco limpou o veneno com ajuda de uma faca.
Deve-se manter a região ferida por água-viva limpa e longe do sol. A radiação estimula uma inflamação mais intensa no local lesionado. A proteção solar também evita o aparecimento de manchas residuais, e deve ser aplicada a cada duas horas.
Faça compressas. Nos dias seguintes ao envenenamento, a indicação é fazer compressas com vinagre, soro fisiológico ou água termal, sempre na temperatura gelada, para aliviar o ardor e os sintomas.
Dependendo da intensidade do processo inflamatório, será prescrito analgésico, corticoide ou antibiótico. Para isso, o tratamento das manifestações na pele decorrentes do acidente por água-viva deve ser orientado por um dermatologista.
* Com informações de reportagem publicada em 04/01/2021.