Alivia tosse e ajuda no tratamento de acne: 8 benefícios do tomilho à saúde
Samantha Cerquetani
Colaboração para o VivaBem
11/07/2024 11h55
O tomilho é uma planta aromática muito usada como tempero para realçar o sabor dos alimentos, ou como ingrediente de infusões. É fonte de antioxidantes, vitaminas (como A e K), além de fibras, ferro, manganês, magnésio e cálcio.
Mesmo sendo usada em pequenas quantidades, o seu consumo regular oferece diversos benefícios para a saúde. Veja abaixo os principais:
Relacionadas
Possui propriedades antimicrobianas
O tomilho é conhecido por possuir propriedades antimicrobianas, ou seja, combate bactérias, fungos e vírus. Isso ocorre porque o tempero contém compostos como timol e carvacrol, que atuam na desestabilização das membranas celulares dos microrganismos, resultando em sua destruição.
Alivia sintomas respiratórios
A erva é frequentemente usada em xaropes e chás para aliviar sintomas respiratórios, como tosse e resfriados.
Seus óleos essenciais relaxam os músculos da traqueia e dos brônquios, facilitando a respiração e reduzindo a produção de muco.
Faz bem para a pele
O tomilho beneficia a pele devido às suas propriedades antimicrobianas e antioxidantes, ajudando no tratamento de acne e outras condições cutâneas. Ele também reduz inflamações, acalmando a pele irritada. E a presença de antioxidante combate o envelhecimento precoce e proporciona uma aparência mais rejuvenescida e saudável.
Promove a saúde cardiovascular
A ação antioxidante do alimento diminui os danos causados pelos radicais livres nas células saudáveis, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos e prevenindo doenças cardiovasculares, como infartos.
Além disso, possui compostos que controlam a pressão arterial e o colesterol "ruim", que são considerados fatores de risco para as doenças cardíacas.
Fortalece o sistema imunológico
A presença de vitamina C na fruta contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Esse nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, essenciais para combater infecções e doenças. Por isso, o consumo regular melhora a imunidade do organismo.
Contribui com a digestão
A erva melhora a digestão ao estimular a produção de sucos gástricos, que ajudam na quebra dos alimentos e a absorção de nutrientes. Suas propriedades anti-inflamatórias também reduzem a inflamação no trato digestivo, promovendo um funcionamento mais eficiente do sistema digestório.
Faz bem para ossos e músculos
Contém cálcio e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos e músculos. Esses nutrientes ajudam na manutenção da densidade óssea e na função muscular adequada.
Melhora a função cerebral
Os antioxidantes beneficiam o funcionamento cerebral e previnem as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. Além disso, melhora a memória e a concentração.
Contraindicações
O consumo de tomilho é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, alguns indivíduos podem ser alérgicos e devem evitar a erva aromática.
Grávidas devem consumir com cautela, pois em excesso estimula a menstruação e pode afetar a gestação.
Como consumir
O tomilho fresco ou seco pode ser consumido em sopas, molhos, marinadas e pratos de carnes e aves para realçar o sabor.
As folhas de tomilho também são bastante usadas para infusões que visam aliviar problemas respiratórios e digestivos.
Não existe uma quantidade recomendada. Pode ser utilizado fresco ou seco em quantidades moderadas: de uma a duas colheres de chá por dia é considerado seguro e benéfico.
Fonte: Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo (SP).