OpiniãoMari vs Mari

Mariana Ferrão: 'Não existe receita pronta para lidar com as emoções'

Será que existe uma "receita de bolo" para lidar com as emoções? Ou alguma conta matemática específica para entender os sentimentos? No episódio de quarta-feira (10/7) de "Mari vs Mari", a jornalista e palestrante em saúde mental Mariana Ferrão reflete sobre o quão inútil é tentar colocar as emoções "dentro de uma caixa".

"Me parece absolutamente inapropriado a gente querer fazer matemática com as nossas emoções, porque é como se a gente só conseguisse compreender o mundo de um ponto de vista lógico, racional, cartesiano, pitagórico", diz Ferrão.

A reflexão surgiu a partir de uma publicação nas redes sociais que, segundo ela, fazia "equações" a partir das emoções que aparecem no filme "Divertidamente 2".

"Alegria + alegria", por exemplo, era igual a êxtase, enquanto a soma de tristeza e alegria resultava em nostalgia. "Nojo + alegria", por sua vez, era intriga.

"A 'receita das emoções' não é uma receita escrita. É uma receita talvez passada que existe como uma memória, uma lembrança, mas que depende do seu ingrediente, da sua elaboração, para que fique completa", diz ela.

Para Ferrão, é importante compreender que a subjetividade é muito mais complexa e inexata e, apesar de ser individual, também depende do contexto em que cada pessoa está inserida.

"A gente precisa de tempo para elaborar tudo isso, e a minha proposta é que a gente desista desses resultados exatos por um tempo, porque senão a gente não vai conseguir dar conta de tudo que está acontecendo", sugere.

Com vídeos novos toda quarta e sexta, "Mari vs Mari" é um quadro do perfil do Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), em que a jornalista Mariana Ferrão tem debates internos e compartilha relatos pessoais e estratégias para cuidar da saúde mental.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes