Quando me levanto, fico fraco e tonto; o que pode ser?

Quando nos levantamos após um longo período deitados, especialmente se essa ação for feita de forma rápida, o corpo precisa, também de forma ágil, levar sangue até o cérebro. Porém, em alguns casos, ele não consegue fazer esse transporte na velocidade ideal, o que causa os sintomas de fraqueza, tontura e até desmaios.

Essa dificuldade de levar o sangue também pode estar relacionada a alguma condição cardiovascular, como queda da pressão arterial, arritmias ou perda da regulação do sistema nervoso autônomo (aquele que regula a pressão e a frequência cardíaca), principalmente se junto com esses sintomas surgir visão escura, palidez, suor frio e sensação de desfalecimento.

Por isso, o ideal é buscar ajuda médica, para que o profissional possa pedir todos os exames cabíveis para chegar a uma conclusão e indicar o melhor tratamento.

Para evitar que esses sintomas sejam ainda mais perigosos e possam provocar quedas, quando você estiver sentindo fraqueza ou tontura, as orientações básicas são:

Levante-se aos poucos, da posição deitada para sentada e da sentada para em pé, aguardando alguns segundos para concluir cada etapa.

Se a tontura ocorrer, retorne para posição anterior e peça ajuda.

Caso tenha sensação de desmaio, deite-se imediatamente e eleve as pernas. Isso pode prevenir que a o desmaio com perda de consciência ocorra.

Além disso, no dia a dia também é importante manter uma boa hidratação e evitar jejum prolongado.

Vale ressaltar que, embora a tontura ao se levantar seja algo comum, não deve ser considerada como normal. Por isso, mais uma vez, é muito importante procurar uma ajuda profissional para o correto diagnóstico e prevenção de complicações mais sérias.

Continua após a publicidade

Fontes: Alex Baeta, neurologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Eduardo Melo, neurologista do HC-UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, ligado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Natan Chehter, clínico geral e geriatra do Hospital Estadual Mário Covas, em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.