Precisa mesmo lavar a garrafa de água todo dia? Entenda os perigos
Colaboração para VivaBem*
16/07/2024 13h56
Manter-se hidratado é importante e ter sempre uma garrafa de água por perto facilita muito cumprir a meta diária de água. Mas usar esses recipientes por muito tempo sem que eles sejam lavados pode colocar você em contato com micro-organismos indesejáveis.
Além de bactérias e fungos se acumularem nas reentrâncias desses objetos, alguns fatores pioram essa situação, como a saliva acumulada e até mesmo sol, que incentiva o crescimento de algas. Uma pesquisa até mostrou que podem existir mais de um milhão de bactérias apenas no bocal da garrafa.
Seu corpo pode lutar contra esses micro-organismos se estiver saudável e se estiverem em quantidades moderadas. Porém, a alta concentração de bactérias pode causar mal-estar, náusea, indisposição, dor de garganta e, se seu sistema imunológico não estiver forte o suficiente, pode levar a contaminações mais graves, como intoxicação alimentar ou infecção pulmonar.
O ideal é limpar a garrafa todos os dias e evitar deixar água armazenada por mais de três horas. Se você encheu a garrafinha com outro líquido que não água, aí a limpeza tem que ser feita assim que você terminar de usá-la.
Como higienizar
Para a limpeza, além de água e sabão, uma opção é deixar de molho em uma solução com hipoclorito, na proporção de uma colher (sopa) para um litro de água. Isso vai garantir que a sua garrafinha esteja sempre o mais limpa possível.
Agora é importante que você fique ligado em algumas coisas. Por exemplo: se a sua garrafinha velha de guerra já apresenta algumas pequenas rachaduras ou sinais de desgaste, o ideal é trocar por uma nova. Essas pequenas fissuras acabam se tornando uma bela casa para micro-organismos e costumam dificultar bastante uma limpeza eficiente. Uma recomendação é ter uma garrafinha feita com materiais de fácil limpeza, como metal.
Por fim, evite reutilizar garrafinhas descartáveis de água mineral. Uma vez que elas foram fabricadas para serem descartáveis, não há garantias de como elas se comportarão ao longo do tempo e especialmente em relação ao uso para beber outros líquidos além de água. Se ainda assim essa for a única solução para o momento, a recomendação é que você não utilize essas garrafinhas por mais de três dias. E tente ao menos lavá-las com água e sabão no período.
*Com informações de reportagens publicadas em 28/10/2019 e 10/04/2019