Correr em grupo ou acompanhado de amigos faz bem para corpo e mente
Popularmente conhecida como um esporte individual, a corrida tem se transformado e ganhado cada vez mais adeptos que preferem praticá-la acompanhado de mais pessoas. A corrida em grupo ou na companhia de amigos proporciona diversos benefícios físicos e até mentais, como mais motivação, socialização e segurança.
A seguir, dois treinadores e uma psicóloga do esporte falam de 8 vantagens de correr acompanhado:
Mais motivação para treinar
Quem nunca acordou com preguiça, mas foi treinar porque marcou com o grupo ou parceiro? Correr acompanhado cria um senso de responsabilidade mútua. Ao saber que você assumiu um compromisso, não pode falhar.
Além disso, pertencer a um grupo, socializar e trocar experiências pode aumentar a motivação para treinar e gerar um espírito de comunidade.
Ajuda na socialização
Correr em grupo promove a socialização com diferentes pessoas que têm os mesmos interesses em comum, como a paixão pela corrida e ter um estilo de vida saudável.
A possibilidade de compartilhar desafios, metas e conquistas com os companheiros pode resultar em novas amizades, conexões, fortalecer os laços sociais, criar uma rede de apoio e de incentivo mútuo.
Fazer parte de uma assessoria, por exemplo, facilita esse tipo de encontro e interação. Os grupos de corrida são ambientes acolhedores e que permitem a todos os atletas participar de eventos, treinos especiais, etc.
A socialização também é uma forma de distração e diversão, tornando o esporte mais agradável e motivador.
Senso de pertencimento
O ser humano possui três necessidades psicológicas básicas consideradas essenciais para o seu bem-estar: autonomia, competência e senso de pertencimento. O senso de pertencimento e a camaradagem criada durante os treinos faz com que o corredor se sinta conectado, aceito pelos seus companheiros e parte de algo maior.
Melhora o humor e diminui a ansiedade
A prática de esportes, como a corrida, libera endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Ao correr acompanhado, a interação social pode potencializar esses efeitos positivos, contribuindo para a melhoria do humor e para a redução do estresse, da ansiedade e da depressão.
O suporte social de um grupo ou de um parceiro(a) pode auxiliar de diversas formas: através do conforto emocional, compreensão e validação dos sentimentos, compartilhamento de histórias e experiências que podem ser semelhantes, e adoção de hábitos mais saudáveis, como ter uma alimentação equilibrada e um sono adequado.
A companhia de parceiros também ajuda a manter a disciplina e a regularidade nos treinos, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar geral.
É mais divertido
Correr em grupo torna a prática mais divertida e dinâmica, quebrando a monotonia dos treinos individuais. A "resenha" pré e pós-treino rende boas conversas, risadas, libera serotonina, endorfina e carrega as energias para o dia.
Alguns estudos apontam que ouvir música durante a corrida diminui a percepção de esforço do atleta pelos "pensamentos dissociativos". Ao treinar acompanhado, a mesma lógica poderia ser aplicada. As pessoas esquecem do esforço que estão fazendo e ficam entretidas com a conversa, mas é importante não perder o foco.
É mais seguro
O treino coletivo é mais seguro porque pode oferecer proteção contra possíveis situações de perigo, como acidentes, assaltos e até problemas de saúde súbitos. Em casos de emergência, ter alguém por perto permite uma assistência rápida e eficaz.
A presença de um parceiro ou grupo também pode ser reconfortante, especialmente em locais menos movimentados ou para quem corre à noite ou de madrugada. Mulheres que correm sozinhas, muito cedo ou tarde, estão mais vulneráveis à violência. Estar acompanhada pode ajudar nesse sentido.
O treino coletivo aumenta a visibilidade dos corredores, o que pode reduzir o risco de acidentes com veículos ou outros usuários das vias.
Auxilia no ritmo de treino
Geralmente os corredores mais experientes controlam o ritmo do treino, servindo de inspiração para os menos experientes. O desejo de acompanhar os companheiros pode motivar a superação de limites individuais, afinal ninguém quer ficar para trás do pelotão. Um corredor puxa o outro e não o deixa desanimar.
Os treinadores transmitem o máximo de conhecimento para os seus atletas, mas a troca de dicas, técnicas e estratégias dentro do próprio grupo também contribui para manter o foco, a disciplina e o ritmo mais constante e intenso de treino.
Ajuda a superar desafios, como correr mais rápido
O treino em grupo gera uma competição saudável entre os praticantes, incentivando cada um a se esforçar mais, bater marcas pessoais e alcançar seus objetivos, como correr mais rápido ou aumentar a distância.
Durante o treino individual, você já deve ter enfrentado pensamentos como: "estou cansado", "falta muito ainda", "será que vou conseguir?". Correr com companhia traz benefícios mentais, uma vez que ajuda a desviar o foco de pensamentos e sensações internas desconfortáveis e aumentar a persistência para seguir em frente.
Fontes: Ademir Paulino, treinador, atleta, formado em Educação Física e pós-graduado em natação e esportes aquáticos e treinamento desportivo, proprietário da assessoria esportiva Ademir Paulino Assessoria; Camilo Alves, mestre em Educação Física pela Universidade São Paulo e diretor técnico da RunFun; Bianca Andrade, psicóloga clínica do esporte e de atletas olímpicos, doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp, sócia da clínica Cada Uma É Uma, instrutora Mindful Sport Performance Enhancement.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.