Shot matinal para emagrecer funciona? Profissionais questionam 'milagres'

Quem busca novos hábitos de saúde ou estratégias para emagrecer já deve ter ouvido falar dos shots matinais. Eles são sucos matinais superconcentrados servidos em pequenos volumes que prometem diversos benefícios.

Geralmente, são indicados para serem ingeridos em jejum e contêm combinações de alimentos considerados "funcionais", como frutas, condimentos e verduras. A composição da bebida varia conforme o objetivo —emagrecer, "desintoxicar" ou aumentar a imunidade, por exemplo. Mas será que essa prática é saudável?

De acordo com os especialistas consultados por VivaBem, o consumo pode ser seguro se for aliado a uma alimentação adequada e desde que sejam respeitadas as necessidades individuais. Mas todos ressaltam como esses shots não fazem os "milagres" que normalmente lhe são atribuídos, pois têm discretas ações antioxidantes e termogênicas.

Os shots complementam uma alimentação balanceada, mas não substituem a quantidade necessária de vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa. Além disso, não eliminam a necessidade do consumo constante de frutas e verduras. É importante buscar a orientação de um especialista antes de aderir ao consumo dessas bebidas. Edson Credidio, nutrólogo e doutor em ciências de alimentos e em alimentos bioativos pela Unicamp

Os alimentos que normalmente compõem os shots são:

  • Pimenta
  • Chá verde
  • Gengibre
  • Cúrcuma
  • Canela
  • Limão
  • Vinagre de maçã
  • Laranja
  • Maçã

Desvendando os benefícios alegados

Imagem
Imagem: iStock

Até o momento não existem pesquisas científicas que comprovem a eficácia dos shots matinais para a saúde. Mas eles podem contribuir para aumentar o consumo de alguns nutrientes e ajudar a atingir alguns objetivos.

Continua após a publicidade

No caso do emagrecimento, por exemplo, o auxílio dos shots é bastante indireto. Isso porque são usados ingredientes com propriedades diuréticas (que aumentam a urina) e que melhoram o funcionamento do intestino. Mas não existe uma "fórmula mágica" para emagrecer. É importante reforçar que a perda de peso envolve uma série de fatores como o déficit calórico e a prática de atividades físicas regulares.

O processo de emagrecimento é bastante complexo e depende de muitos fatores. Os efeitos terapêuticos e de emagrecimento de muitos dos fitoterápicos, especiarias e suplementos que são acrescidos aos shots dependem da dose e da individualidade de cada um. Ana Poletto, nutricionista e professora no curso de nutrição da Unisa (Universidade Santo Amaro)

Quanto à imunidade, os shots podem contribuir desde que consumidos juntamente com uma alimentação bem planejada e equilibrada —ou seja, sozinhos não há efeito. "Muitos desses shots são acrescidos de frutas ricas em vitamina C, como laranja e limão, além de especiarias que podem ser benéficas para aumentar a imunidade. Mas cabe ressaltar que teríamos o mesmo efeito se esses alimentos fossem comumente inseridos na dieta em forma de suco de frutas naturais, o que é mais recomendável", completa Poletto.

O efeito detox é outro que costuma ser prometido por essas bebidas, mas os especialistas acreditam que esse benefício é bastante controverso. Isso porque o fígado é o órgão responsável pela excreção de substâncias tóxicas do corpo, principalmente dos radicais livres. E o processo de desintoxicação é complexo e depende de muitos fitoquímicos e nutrientes. "Uma combinação de alguns nutrientes dos shots até pode melhorar o trabalho detox do órgão, mas não há garantias nem estudos sobre o assunto", diz Credidio.

Alguns nutrientes usados nos shots também podem contribuir de forma indireta com a digestão dos alimentos, principalmente se consumidos antes da refeição, mas de forma muito sutil. "Os shots com ingredientes termogênicos podem aumentar suavemente o gasto energético do processo digestivo e melhorar a absorção de nutrientes ingeridos na refeição", diz Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Por fim, sobre os ditos efeitos anti-inflamatórios, a inclusão de shots matinais, associados a uma dieta equilibrada e com atividade física moderada e bons hábitos de sono, pode melhorar alterações metabólicas responsáveis pelo estado inflamatório. "Porém, apenas a inclusão de shots matinais à dieta, sem mudanças de hábitos, dificilmente terá impacto positivo no perfil inflamatório", completa Garcez.

Continua após a publicidade

Os shots podem oferecer riscos?

Os shots matinais não devem substituir o café da manhã e também não podem ser a única forma de adquirir nutrientes. Além disso, um especialista deve ser consultado, principalmente se a pessoa já apresenta algum problema de saúde.

"Pessoas com doenças cardíacas, pressão alta, hipertireoidismo, insônia, ansiedade ou enxaquecas, além de crianças, gestantes e mulheres que amamentam, devem evitar fazer os shots por conta própria", afirma Kátia de Carvalho Nobre, nutricionista e diretora da Apan (Associação Paulista de Nutrição).

*Com informações de reportagem publicada em 23/09/2020

Deixe seu comentário

Só para assinantes