5 atitudes de uma pessoa interesseira e que outros mal percebem
Colaboração para VivaBem*
19/07/2024 16h46
Não importa se a relação é amorosa, profissional ou de amizade, é importante reconhecer que nem todas as conexões são saudáveis. Às vezes, indivíduos interesseiros podem nos rondar, motivados por seus próprios objetivos. Eles se comportam de forma dissimulada e perigosa. Por isso, identificar seu modo de agir é o primeiro passo para mantê-los longe e só se aproximar daqueles que nos fazem bem.
Lembre-se sempre de priorizar o seu bem-estar e não hesite em buscar apoio de especialistas em saúde mental quando necessário.
A seguir, veja atitudes de quem pode ser interesseiro.
1. Exagera em fazer elogios
Se for uma pessoa narcisista, estará sempre em busca de alguém que supra suas necessidades emocionais. Para isso, vai apostar na "overdose" de afeto, mas não para agradar o outro, e sim para chamar atenção para si mesmo e obter o que se deseja.
"Essas pessoas sentem uma intensa necessidade de serem notadas como superiores e têm sentimentos e pensamentos de grandiosidade", comenta Adriane Branco, psicóloga especialista em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) pelo CPCS (Centro Psicológico de Controle do Stress).
2. Some e finge esquecimento
Depois de obter o que deseja, o interesseiro some, mas pode voltar, caso precise de você novamente. Para não se sentir em débito, ele ainda distorce os fatos.
Quando conveniente, finge esquecer ou acusa seu beneficiário, ou vítima, de ter memória ruim e para isso pode contar com cúmplices mal-intencionados. São comentários típicos seus: "Nossa, não me lembro, nem ninguém"; "Você deve estar se confundindo"; "Está tudo bem com sua memória?". Depois disso a vítima recua, fica sem reação, duvidando se está se esquecendo ou enlouquecendo.
3. Foca em você, não nele
Interesseiros geralmente não ficam se abrindo demais para os outros, para não se contradizerem, revelarem suas intenções e fornecerem pistas sobre seu caráter.
Para desviar o foco de uma conversa desagradável sobre si, ou de um erro/problema que cometeu, o interesseiro pode ainda bancar a vítima e sugerir que a culpa é do outro. Sem nenhum remorso, ele muda a situação para fazer parecer que foi julgado, mal interpretado e receber desculpas.
4. Troca de amizades facilmente
As relações do interesseiro tendem a ser superficiais e muito rotativas, afinal só duram enquanto ele tira proveito. Ele troca seu círculo social com frequência, trata as pessoas como descartáveis, em geral depois de alcançar tudo o que pretende.
Algumas vítimas até podem perceber ou suspeitar do interesseiro, mas com dificuldades para se expressar, rebater e se impor, ficam caladas, o que repercute em ansiedade. Esse sintoma pode se manifestar ainda quando se está perante o interesseiro, ou sabe que o encontrará e ele pode pedir novos favores sob pressão.
5. Muda de opinião toda hora
O interesseiro costuma mentir, mas também oscilar de opinião, sobre assuntos e pessoas, para agradar quem ele deseja sugar. É falso e age por conveniência.
O indivíduo alvo do interesseiro aceita as distorções baseadas em mentiras, omissões e manipulações como verdadeiras. Como consequência, perde a real noção sobre si, terceiros ou tudo ao seu redor. A vítima passa a acreditar que o interesseiro pensa como ela e está certo, é bem-intencionado e que precisa dele para se sentir atenta, validada. A partir daí, vive em função de suas opiniões.
*Com informações de reportagens publicadas em 27/02/2024 e 23/04/2021