Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


É verdade que veganos têm um intestino melhor do que quem come carne?

De VivaBem, em São Paulo

20/07/2024 04h00

No Brasil, há cerca de 7 milhões de pessoas veganas, segundo uma pesquisa divulgada pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Quem é adepto desse estilo alimentar não inclui nenhum tipo de alimento de origem animal em sua dieta, como carne, peixe, queijo, ovos e até mel.

Com uma dieta rica em vegetais, legumes e leguminosas, é de se imaginar que o intestino dos veganos funcione melhor do que o dos onívoros, que consomem carne. E isso é realmente verdade, afirma a nutricionista Thais Barca, no terceiro episódio da décima temporada de Conexão VivaBem.

"Pensando em termos de microbiota intestinal, que é o equilíbrio das bactérias que a gente tem no intestino, a microbiota dos veganos é bem melhor", diz Barca.

O motivo, explica ela, é a variedade de alimentos saudáveis que geralmente caracteriza a dieta vegana.

Quanto maior a variedade de alimentos, de frutas, legumes, verduras e grãos na sua alimentação, melhor é essa microbiota intestinal, mais saudável ela é. Thais Braca, nutricionista

"Porém, assim como qualquer ser humano, podem existir veganos que têm alguma doença intestinal inflamatória", comenta a nutricionista. Nesses casos, as pessoas provavelmente teriam de reduzir o consumo de leguminosas, porque sentiriam mais incômodo do que o normal.

Isso porque as leguminosas, como o feijão, grão-de-bico, soja e lentilha têm uma substância chamada fitato, que dificulta o processo digestivo e favorece a formação de gases.

"Mas isso aí é um caso à parte", destaca Barca. "De forma geral, a microbiota dessas pessoas é muito melhor do que a dos onívoros".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É verdade que veganos têm um intestino melhor do que quem come carne? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas