'Voltou, véio': manobra pra colocar ombro no lugar viraliza e exige atenção
O ortopedista Denis Borba filmou o atendimento em que coloca o ombro de um paciente no lugar após uma luxação (também conhecido como deslocamento). O vídeo, que já soma milhões de visualizações nas redes sociais, chama a atenção pelo alívio imediato da dor e pela rapidez da manobra executada pelo médico.
"Voltou, véio", disse o homem após ter o ombro recolocado no lugar. Apesar do final feliz, luxação no ombro é caso de emergência e manobra deve ser feita apenas por profissionais.
Só filmei, pois o paciente não acreditou que o ombro dele voltaria ao lugar sem anestesia, pois já tinha passado por isso. Disse a ele que mudaria de nome se o ombro não voltasse ao lugar, Denis Borba, em conversa com VivaBem.
Luxação (ou deslocamento) do ombro
O paciente sofreu um trauma de alta energia após uma queda de moto, e evoluiu com dor e limitação, explicou o médico do vídeo. "Ele tinha aquele sinal de dragona, que é um afundamento na região lateral do ombro, uma característica de quando tem a luxação glenoumeral [articulação do ombro]", afirmou.
A luxação ocorre quando a cabeça do úmero (osso do braço) se desloca da cavidade óssea da omoplata (glenoide) - ou, em português claro, quando o ombro é deslocado. Como consequência, causa uma dor intensa na região, limitando o movimento ou causando estalos. O diagnóstico é geralmente feito com um exame simples de raio-x.
A luxação do ombro (ou deslocamento do ombro) é causada 80% das vezes por trauma, segundo o ortopedista Gustavo Barboza, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Há ainda casos mais raros causados pelos movimentos da convulsão ou até choque elétrico.
"Isso é uma urgência ortopédica, pois causa uma dor intensa e o problema deve ser tratado o mais rápido possível", explica Barboza.
Qualquer um pode fazer a manobra?
Não. A manobra para recolocar o ombro no lugar deve ser feita apenas por especialistas, segundo Barboza.
Dependendo do trauma, a luxação pode estar associada a outras lesões nos nervos ou nos vasos sanguíneos. Tentar fazer esse movimento sem analisar corretamente o que aconteceu, pode piorar o quadro do paciente. Ortopedista Gustavo Barboza, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo
O recomendado é que a pessoa fique na posição mais confortável possível e procure ajuda médica quanto antes. No caso do vídeo, explica Denis, foi feita uma manobra chamada tração- contratração. "Enquanto se aplica uma leve tração no braço, a escápula é manipulada para dentro (medialmente) e para cima (cranialmente) para ajudar a realocar a articulação do ombro", explicou o ortopedista de Goiânia.
O alívio foi imediato e quase total, mas como o paciente estava com um quadro de dor muito elevado, a gente precisa investigar lesões associadas à luxação e tratá-las.
Ortopedista Denis Borba
Deixe seu comentário