Bebida exótica fornece mais vitamina C que laranja e produz colágeno

Uma tendência recente e um tanto inusitada é o smoothie de camu-camu. Essa fruta exótica é considerada um "superalimento", graças ao seu elevado aporte de nutrientes, especialmente vitamina C.

O smoothie de camu-camu é uma bebida refrescante e hidratante, já que 94% da fruta é de água e ela é rica em minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de polifenóis. Destaca-se ainda pela alta concentração de vitamina C, que é maior que a da laranja, segundo a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos: em 100 gramas de polpa de camu-camu há 1790 mg de vitamina C, enquanto a mesma quantidade de laranja tem 47,3 mg do micronutriente.

Além de ser hidratante, o smoothie de camu-camu fortalece o sistema imunológico, é baixo em calorias, protege o coração, reduz o estresse oxidativo e as inflamações e combate o envelhecimento precoce. Isso se deve, em grande parte, à promoção da produção de colágeno, uma proteína essencial para a saúde da pele, músculos e ossos.

Conheça a fruta camu-camu

Imagem
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

O camu-camu, cientificamente chamado de Myrciaria dubia, é uma fruta do tamanho de uma uva e de alto valor nutritivo e elevada acidez.

Sua polpa é amarela e envolta por uma casca comestível de cor bordô. Essa fruta cresce em arbustos silvestres nativos das áreas alagadas e pantanosas da Amazônia peruana e podem atingir até seis metros de altura, segundo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Atualmente, seu cultivo se expandiu para regiões do Brasil, Bolívia e Colômbia. Além de ser utilizada em smoothies, a polpa do camu-camu, desidratada, é frequentemente consumida na forma de suplementos e pós. Poucas pessoas consomem a fruta em seu formato original devido à intensidade de seu sabor.

No Brasil, também pode ser consumida na forma de sucos, sorvetes, doces (geleias), licores e bebidas. Sua comercialização normalmente é feita na forma de produto desidratado (liofilizado) ou em polpas congeladas.

Continua após a publicidade

Como preparar

Para preparar um litro de smoothie de camu-camu, você vai precisar de um litro de água mineral, 50 gramas de polpa da fruta e adoçantes naturais, como mel, a gosto. Se preferir usar camu-camu em pó, dilua uma colher de sopa (até 30 gramas) em um copo de água e misture com outras frutas, como banana e manga, ou espinafre, abacaxi, gengibre e algumas gotas de limão.

A bebida pode ser armazenada na geladeira por até 48 horas e deve ser consumida aos poucos para avaliar a tolerância do organismo.

*Com informações de reportagem publicada em 21/04/2021

Deixe seu comentário

Só para assinantes