Reduz inflamações e faz bem ao coração: veja 9 benefícios do curry à saúde
Colaboração para o UOL, em São Paulo
25/07/2024 12h23
O curry é um tempero composto por uma variedade de especiarias, como cúrcuma, gengibre, cominho, alho, cardamomo, canela, coentro e pimenta, entre outros ingredientes. Por isso, oferece um sabor extra aos pratos, que pode ser tanto picante quanto adocicado.
É rico em antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas A, C e B6 e minerais como ferro, cálcio e manganês, além de fibras e proteínas.
Relacionadas
A seguir, veja os principais benefícios do consumo regular de curry.
1. Faz bem para o coração
O curry pode beneficiar a saúde cardiovascular porque reduz a inflamação, melhora a função vascular, diminui o colesterol LDL (considerado "ruim") e a pressão arterial. Portanto, atua nos fatores de risco dos problemas cardíacos.
2. Regula o açúcar no sangue
A cúrcuma, um dos principais componentes do curry, contém curcumina, um composto que melhora a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de glicose no sangue.
Além disso, especiarias frequentemente usadas no curry, como canela, cominho e coentro, frequentemente usadas no curry, são ingredientes que mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis. O consumo regular de curry pode auxiliar na prevenção de doenças como diabetes tipo 2.
3. Contribui com a digestão
O curry, rico em cúrcuma, pode ajudar na digestão ao melhorar o processo digestivo, aliviar desconfortos gástricos e estimular a produção de enzimas digestivas para facilitar a digestão dos alimentos.
4. Faz bem para os ossos
Incluir curry na dieta pode fortalecer os ossos. Isso porque a cúrcuma reduz inflamações e melhora a saúde óssea, além de fornecer minerais que ajudam a absorver nutrientes importantes para os ossos. Por isso, pode prevenir condições, como osteoporose.
5. Diminui inflamações
Pode ser eficaz na redução de inflamações devido à cúrcuma, que contém curcumina, um poderoso anti-inflamatório natural. Além disso, especiarias como cominho, coentro e pimenta-preta, presentes no curry, também ajudam a combater inflamações.
6. Aumenta a saciedade
O curry aumenta a saciedade por ter fibras e proteínas. O alto teor de fibras retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de plenitude. As proteínas, por sua vez, estimulam hormônios que reduzem a fome e mantêm a massa muscular. Além disso, especiarias como cúrcuma e pimenta, presentes no tempero, contribuem para o controle do apetite e a aceleração do metabolismo.
7. Melhora a saúde cerebral
Contém colina, folato, magnésio, curcumina e selênio, nutrientes importantes para a saúde cerebral, já que melhoram a memória e facilitam a aprendizagem. Além disso, esses componentes possuem propriedades anti-inflamatórias que podem prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer.
8. É fonte de antioxidantes
O curry é fonte de antioxidantes que ajudam a proteger as células contra danos causados por radicais livres. Estudos mostram que incluir 6 a 12 g de curry em pó nas refeições pode reduzir o estresse oxidativo. Por isso, diminui o risco de doenças crônicas, como cardíacas e alguns tipos de câncer.
9. Combate fungos e bactérias
O tempero possui propriedades antifúngicas e antibacterianas devido à presença de especiarias como coentro e cominho. Estudos em tubo de ensaio mostraram que essas especiarias podem combater fungos e bactérias.
Contraindicações do curry
O curry pode causar problemas digestivos em algumas pessoas, como indigestão e azia. Quem tem histórico de problemas gastrointestinais, como úlceras ou gastrite, deve consumir com moderação.
Além disso, a curcumina, um dos principais componentes do curry, pode interagir com medicamentos, como anticoagulantes e medicamentos para diabetes.
Também pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis a especiarias como coentro e cominho.
Como consumir o curry?
Bastante versátil, o tempero pode ser incorporado de várias maneiras na dieta. Veja abaixo algumas formas de usar o curry no dia a dia.
- Em sopas e pratos de carne ou vegetais.
- Polvilhada em vegetais assados e saladas.
- Adicionado no arroz durante o preparo.
- Em molhos e smoothies.
Fonte: Andrea Pereira, nutróloga e cofundadora do Instituto Obesidade Brasil.