Quais os sintomas da febre oropouche? Doença matou mulheres de 22 e 24 anos

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) duas mortes por febre oropouche na Bahia, as primeiras registradas no mundo. As vítimas são duas mulheres, de 22 e 24 anos, sem problemas de saúde prévios e que viviam nas cidades de Camamu e Valença.

São 7.000 casos confirmados da doença em 13 estados, concentrados na Região Norte —sobretudo Amazonas e Rondônia.

O que é a doença?

A febre oropouche é uma arbovirose, ou seja, uma doença transmitida pela picada de um mosquito, o Culicoides paraense, conhecido como maruim. Os mosquitos do gênero Culex também podem ser vetores.

A transmissão da febre oropouche é feita principalmente por mosquitos. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela. Ministério da Saúde

No ciclo selvagem, os hospedeiros são animais primatas e o bicho-preguiça. Já no ciclo urbano, o ser humano continua sendo o principal hospedeiro.

Os sintomas são muito parecidos aos da dengue e chikungunya (também arboviroses). São eles:

  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Náusea
  • Diarreia.

O período de incubação do vírus é de quatro a oito dias, quando surgem os primeiros sinais. A manifestação dos sintomas costuma durar de cinco a sete dias, mas, segundo o alerta emitido, a recuperação total do paciente pode levar semanas.

Quais os riscos?

Em alguns pacientes, não todos, o caso pode evoluir com quadro de meningite ou de encefalite [inflamação do cérebro]. É recomendado procurar ajuda médica sempre que apresentar algum sinal de gravidade. Então, quando o paciente tem sintomas tão intensos que não é possível controlar com medicação sintomática em casa, é preciso procurar um médico.

Continua após a publicidade

Como é o tratamento da febre oropouche

O tratamento é realizado com medicamentos para tratar os sintomas e hidratação. Até o momento, não existe vacina ou um antiviral disponível para a febre oropouche.

Como se prevenir?

Medidas de prevenção são as mesmas de outras doenças causadas por picadas de mosquitos:

  • Uso de repelentes, principalmente no início e no fim do dia;
  • Usar preferencialmente blusa de manga longa e calça comprida ao adentrar áreas de mata e beira de rios;
  • Usar telas e mosquiteiros em áreas rurais e silvestres.

A eliminação dos criadouros do mosquito envolve evitar acúmulo de lixo. Além disso, deve-se limpar terrenos, caixas d'água, cisternas, realizar vistorias para evitar água parada que propicie que os mosquitos depositem os ovos, entre outras.

Continua após a publicidade

*Com informações de reportagem publicada em 16/05/24 e do Ministério da Saúde.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.