Açúcar que age em feridas tem efeito promissor contra calvície, diz estudo
Colaboração para VivaBem*
29/07/2024 15h20
Pesquisadores da Universidade de Sheffield (Inglaterra) descobriram que o composto orgânico desoxirribose, um açúcar natural presente no corpo humano, tem a capacidade de estimular o crescimento de pelos em camundongos, podendo ter implicações promissoras para o tratamento da calvície masculina. O estudo foi publicado neste mês no periódico Frontiers in Pharmacology.
Nossa pesquisa sugere que a resposta para tratar a perda de cabelo pode ser tão simples quanto usar um açúcar natural para aumentar o suprimento de sangue para os folículos capilares e estimular o crescimento do cabelo. Sheila MacNeil, professora da Universidade de Sheffield
Descoberta foi por acaso
Os cientistas de Sheffield e da Comsats University Pakistan (Paquistão) estavam investigando como o composto 2dDR (2-desoxi-D-ribose) pode auxiliar na cicatrização de feridas, estimulando a formação de novos vasos sanguíneos. Foi quando observaram que os pelos dos animais cresciam mais rapidamente ao redor das feridas tratadas com esse açúcar, em comparação com as não tratadas.
Com base nessa observação, os cientistas estabeleceram um modelo de perda de cabelo causada por testosterona em camundongos, similar à causa da calvície masculina. Uma pequena dose do açúcar natural foi aplicado nas feridas e, primeiro, surgiram novos vasos sanguíneos e depois cabelos.
De acordo com MacNeil, as investigações estão no começo, "mas os resultados são promissores e justificam uma investigação mais aprofundada. Isso pode oferecer outra abordagem para tratar essa condição que pode afetar a autoimagem e a confiança dos homens".
Há tratamento para calvície?
É muito importante buscar a ajuda de um dermatologista para que o profissional encontre o que está por trás da perda excessiva de cabelo.
Apesar de não ter cura, a calvície genética pode ser controlada. O paciente precisa iniciar o tratamento o quanto antes, assim que surgirem os primeiros sinais de afinamento dos fios, que dá aquele aspecto mais ralo.
Geralmente, o tratamento é feito com medicação oral e tópica, além de aplicação de injeções intradérmicas (dentro da pele) de ativos que auxiliam o crescimento e o engrossar dos fios, além de laser de baixa intensidade.
Já em casos em que houve um maior agravamento do quadro, pode ser necessário combinar esses métodos com uma cirurgia de transplante capilar.
Vale saber também que o tratamento para calvície genética deve ser feito durante a vida toda. Caso você interrompa a terapia, os fios voltarão a cair gradativamente.
Por outro lado, se a queda dos fios for causada por algum fator externo (estresse, dermatite seborreica, má alimentação etc.), o tratamento terá como foco a correção do problema.
*Com informações de reportagem publicada em 29/11/2022