Nova droga em teste faz perder peso cinco vezes mais rápido do que Ozempic

Um novo remédio injetável permite que os pacientes eliminem gordura e emagreçam a uma velocidade cinco vezes maior do que o Ozempic e o Wegovy, conforme os resultados de um estudo clínico divulgado pela empresa que está desenvolvendo o fármaco.

Denominado apenas com a sigla VK2735, o remédio foi criado pela empresa de biotecnologia Viking Therapeutics, sediada na Califórnia (EUA). Apesar de o injetável ainda necessitar de um novo teste clínico para ser considerado para aprovação pelo FDA, agência regulatória de alimentos e remédios dos Estados Unidos, já circulam informações de que ele pode revolucionar a indústria de drogas para perda de peso e superar outros injetáveis disponíveis no mercado.

O que foi observado?

Durante o ensaio clínico, os participantes que receberam uma dose alta de VK2735 semanalmente por 13 semanas perderam, em média, 32 libras (14,5 kg).

Em comparação, os pacientes que utilizaram Ozempic e Wegovy levaram 68 semanas —ou cerca de cinco vezes mais— para alcançar resultados semelhantes.

No ensaio clínico de fase dois do VK2735, os pesquisadores recrutaram 174 adultos com sobrepeso ou obesidade, todos com pelo menos uma comorbidade subjacente, como diabetes tipo 2.

Dos participantes, 140 receberam injeções semanais de VK2735 durante 13 semanas, enquanto os outros 34 foram tratados com placebo.

Os participantes que receberam o placebo perderam, em média, apenas 1,7% do seu peso corporal.

Simultaneamente, os voluntários que tomaram uma dose de 10 mg de VK2735 reportaram uma redução média de 12,9% no peso corporal.

Por outro lado, os participantes que receberam a dose mais alta de 15 mg observaram uma redução de 14,7% no seu peso corporal.

Continua após a publicidade

O que é a nova droga

De maneira similar ao Ozempic e Wegovy, o VK2735 imita o peptídeo-1 semelhante ao glucagon, um hormônio que prolonga a sensação de saciedade.

Além disso, o injetável também imita o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose, que desacelera o trânsito dos alimentos pelo intestino. Isso pode contribuir para aumentar sua eficácia.

Para também se investir

Imagem
Imagem: iStock

Apesar dos fármacos indicados para tratar a obesidade contribuírem muito para o processo de perda de peso, é preciso combiná-los com mudanças no estilo de vida como:

Continua após a publicidade
  • Dieta saudável com restrição calórica, mas com acompanhamento de profissional de saúde;
  • Aumentar o consumo de proteínas;
  • Garantir a ingestão de mais fibras;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Beber mais água;
  • Dormir mais e ter um sono de qualidade;
  • Gerenciar o estresse.

*Com informações de reportagem publicada em 06/02/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes