Poderoso contra as rugas: veja como usar ácido retinóico corretamente
Colaboração para VivaBem*
31/07/2024 12h25
Os produtos à base de retinol são populares na rotina de skincare e elogiados por sua capacidade de reduzir os efeitos dos danos causados pelo sol a longo prazo na pele (fotoenvelhecimento), incluindo hiperpigmentação e rugas. Também ajudam no tratamento de acne e poros dilatados.
O retinol é um derivado da vitamina A. Ele se converte em ácido retinóico quando é absorvido pela pele. Uma vez absorvido, ajuda a aumentar a produção de colágeno e estimula a renovação celular.
Todos esses efeitos combinados ajudam a suavizar linhas finas e diminuir manchas, o que foi comprovado em estudos. Uma pesquisa, por exemplo, mostrou que o uso de um produto com pelo menos 0,4% de retinol três vezes por semana durante seis meses diminuiu o aparecimento de rugas nos participantes.
Estudos anteriores mostraram que mesmo produtos contendo 0,04% de retinol podem ter esse efeito quando usados por pelo menos 12 semanas, especialmente quando combinados com protetor solar durante o dia.
Produtos com retinol são utilizados à noite para evitar que a pele tenha contato com o sol após a aplicação do produto. Indica-se também lavar bem o rosto de manhã para remover todo o produto.
"Além do risco de causar manchas, a exposição ao sol sem proteção durante o uso de tretinoína (ácido retinóico na forma ativa) não é indicada, pois a pele fica mais sensível aos raios solares devido à descamação causada pela substância", alerta Sarah Bechstein, dermatologista e cofundadora da health tech alemã Formel Skin.
Onde encontrar na natureza
Como dito acima, o ácido retinóico é um derivado da vitamina A, encontrada em alimentos de origem animal.
Essa vitamina traz diversos benefícios à saúde, como prevenir doenças como a degeneração macular relacionada à idade, que, em alguns casos, causa a perda da visão. Também ajuda a proteger e manter a córnea, a camada mais externa do olho, e também a conjuntiva, que é uma membrana fina que cobre a superfície do olho e o interior das pálpebras.
O micronutriente ainda combate aos radicais livres por meio das suas propriedades antioxidantes, contribui para a formação dos dentes, do colágeno e na regulação de genes envolvidos na produção e renovação celular.
É possível encontrá-la nos seguintes alimentos:
- Fígado;
- Gemas de ovo;
- Leite integral e seus derivados, como manteiga, queijo e iogurte;
- Peixes como salmão e truta.
*Com informações de reportagens publicadas em 09/07/2022, 30/03/2022 e 15/05/2022