Conhece algum? 5 frases que os narcisistas usam quando discutem
Colaboração para VivaBem
01/08/2024 14h45
Sempre que as ações do narcisista são aceitas pelo outro, há o reforço do controle que ele tem da situação e de quem está próximo. "Trata-se de algo que ele necessita constantemente, pois dessa maneira suas fraquezas não serão expostas", informa Adriane Branco, psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo CPCS (Centro Psicológico de Controle do Stress - SP).
É válido mencionar que um indivíduo com transtorno narcisista estará sempre em busca de alguém que supra suas necessidades, ou seja, de um par que o admire e o venere por suas "qualidades" apresentadas. Cada vez que perceber que não é o centro das atenções da outra pessoa, poderá encontrar maneiras de desqualificá-la, abrindo a brecha para uma relação abusiva.
"Relacionar-se com um [narcisista] é certamente nocivo à autoestima e ao bem-estar emocional, e pode levar ao agravamento da autoconfiança, como também afetar perspectivas futuras e provocar isolamento social, autodepreciação, sensação de incapacidade de romper o relacionamento e até mesmo danos à saúde mental, com a evolução de quadros ansiosos e depressivos", alerta Elaine Di Sarno, psicóloga e neuropsicológica pelo do Hospital das Clínicas da USP.
Elas são as principais vítimas
Eliza Guerra. psicóloga especialista em autoestima feminina, explica que é mais comum que as mulheres relatem experiências abusivas nas relações amorosas do que homens.
Muitas das que passam por relacionamentos abusivos com homens narcisistas demoram para perceber que alguns comentários de seus parceiros são, na verdade, abusos psicológicos disfarçados de ciúmes ou amor excessivo.
"Essas pessoas [os narcisistas] sentem uma intensa necessidade de serem notadas como superiores e têm sentimentos e pensamentos de grandiosidade", comenta Adriane Branco.
Quando confrontados, tentam inverter as coisas, declarando que, na verdade, o tóxico é o outro. Sequer se dão conta de que, em muitos casos, precisam de ajuda especializada de um psiquiatra e um psicoterapeuta. "Uma relação que se inicia dessa forma dificilmente pode dar certo. O amor saudável é uma emoção sadia", reforça Di Sarno.
Algumas frases típicas de narcisistas
1. "Sem mim você não tem mais ninguém no mundo"
Com isso, o narcisista se coloca no controle do bem-estar. Então, por mais infeliz que sua vítima esteja, ele reforça que é impossível ela encontrar felicidade se não for com ele. "Coloca a mulher em um lugar de inferioridade perante o parceiro e como incapaz de estabelecer outras relações em que possa ser amada", explica a psicóloga Eliza Guerra.
2. "Você precisa de roupas decentes. O que vão pensar de mim?"
Controlar o que a mulher pode ou não vestir, por exemplo, é uma forma de mexer com a autoestima, contrariando o que ela escolheu para se sentir bonita, seja o que for. "Coloca a parceira em uma situação de objeto do outro", explica a psicóloga especialista em sexualidade Simone Januário.
3. "Você só é o que é hoje por minha causa"
"Outra frase de abuso psicológico, que coloca o parceiro ou a parceira em uma condição de endividamento emocional", explica Januário. Em um relacionamento saudável, todas as partes se influenciam para um crescimento pessoal em conjunto. Afirmar que uma é responsável pelas conquistas da outra é uma cobrança injusta.
4. "Ninguém nunca vai te amar como eu te amo"
Muitas vezes pode soar como uma declaração, mas em relações abusivas, o significado é outro. "Abre a possibilidade para o parceiro ou parceira se ver como desinteressante", afirma Januário. Como se a pessoa fosse incapaz de ser amada por outros por não ter valor o suficiente.
"A pessoa se sente amada e desejada como nunca foi antes, porque os narcisistas podem proporcionar experiências afetivas, sexuais e de cuidados inéditas", acrescenta Elaine Di Sarno.
5. "Vou me policiar a partir de agora para te respeitar"
Dá para amar alguém sem respeitar? Nesse caso, o abusador narcisista se coloca em uma falsa posição de humildade, como se tivesse aprendido uma lição para se comportar como deveria. "Se precisa se policiar para ter respeito, talvez o respeito já não faça parte da relação", analisa Januário.
*Com informações de reportagem publicada em 23/04/2021 e 18/03/2019