Veja como deixar o caldinho de feijão mais saudável e seus benefícios
O feijão é um componente essencial na mesa dos brasileiros e está presente em diversas receitas, como na famosa feijoada, em parceria com o arroz, quando servido como prato principal no dia a dia, ou como o saboroso caldo de feijão.
Fonte de fibras e proteínas vegetais, a leguminosa contém ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico e carboidratos, o que o torna um alimento extremamente nutritivo, contribuindo para prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida.
A deliciosa receita de caldo de feijão é ideal para os dias mais frios e uma fonte rápida de ferro, proteínas e fibras. Mas para garantir os nutrientes, faça o caldinho batendo também os grãos do feijão e não apenas o caldo, que não tem esses mesmos benefícios.
"Evite também adicionar fontes de gordura, como bacon e outros tipos de carne de porco, o que torna o alimento mais calórico e rico em gordura saturada", recomenda o nutricionista Israel Adolfo.
Além disso, evite consumir caldo de feijão junto com bebidas alcoólicas, principalmente cerveja. A combinação pode causar indigestão, inchaço e mal-estar intestinal, especialmente em dias mais quentes.
Quando preparar o feijão, não deixe de acrescentar alho e louro, que dão um gostinho especial à receita e adicionam nutrientes. A nutricionista Flávia Morais dá outra dica: espete em uma cebola uma folha de louro e um cravo. Além de dar sabor ao feijão, esse trio diminui a fermentação e a formação de gases que pode ocorrer quando você exagera no caldo de feijão.
Veja alguns benefícios do caldo de feijão batido com o grão:
- Combate a anemia;
- Aumenta sensação de saciedade (auxiliando na perda de peso);
- Reduz o colesterol ruim (LDL);
- Reduz risco de diabetes;
- Diminui o risco de doença arterial coronariana;
- Diminui o risco de obesidade;
- Diminui o risco de pressão alta;
- Previne o câncer colorretal;
- Melhora a saúde intestinal.
*Com informações de reportagens publicadas em 22/08/2012 e 02/02/2019
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.