Sim, homens também podem ter cólicas; veja as principais causas

Embora as cólicas sejam normalmente associadas às mulheres ou aos bebês, o incômodo também pode afetar homens. As cólicas nada mais são do que espasmos ou contrações involuntárias dos músculos do útero, intestino, estômago ou bexiga. A dor pode ter origem ainda nos rins ou na vesícula biliar e se espalhar para outras partes do corpo.

"A cólica do homem terá causas diferentes em relação à mulher e possivelmente será menos frequente", diferencia a gastroenterologista Lívia Guimarães, no quinto episódio da décima temporada do Conexão VivaBem.

A gente sabe que a mulher tem esse período cíclico em que ela vai ter dor e tem mais chance de ter síndrome do intestino irritável, mas tem vários homens que também sofrem de dor abdominal e de cólicas. Lívia Guimarães, gastroenterologista

Guimarães cita duas causas mais comuns para o incômodo em homens: pedra no rim (cálculo renal) e pedra na vesícula (cálculo biliar).

"A dor da vesícula é bem localizada, geralmente dá do lado direito, embaixo da costela, e é relacionada à alimentação. Na maioria das vezes, aparece cerca de uma hora depois que a pessoa comeu alimentos mais gordurosos", descreve a endocrinologista.

A médica diz que esse tipo de dor costuma ser forte, mas, em alguns casos, pode melhorar sozinha. No entanto, ainda que desapareça, é um sinal de que a pessoa precisa de atenção: "Se for uma dor forte que não melhora, a recomendação é ir ao pronto-socorro, porque há risco de complicações mais graves".

Guimarães também cita dois tipos de dores que podem ser confundidos com cólica nos homens, mas não são: dor no estômago e inchaço abdominal.

Siga o VivaBem no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.