Restaurantes de SP não podem servir gema mole - você também deveria evitar

Desde 2013, os estabelecimentos em São Paulo estão proibidos de oferecer ovos com a gema mole. Essa regulamentação foi introduzida pela Vigilância Sanitária para evitar a contaminação por Salmonella, uma bactéria que pode provocar graves infecções alimentares.

Esse micro-organismo pode ser encontrado em ovos crus ou mal cozidos e a proibição tem como objetivo proteger a saúde dos consumidores, assegurando que o alimento sejam cozido de maneira adequada para eliminar qualquer risco de intoxicação alimentar.

Entre os sintomas da salmonelose (doença causada pela Salmonella) estão:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Falta de apetite
  • Cólicas
  • Diarreia

Geralmente, os sintomas aparecem de 12 a 36 horas após o consumo do item contaminado.

Apesar de a maioria das pessoas se recuperar em poucos dias sem tratamento específico, em alguns casos, a infecção leva a complicações que podem matar.

A Vigilância Sanitária deve ser contatada sempre que houver vários casos de infecção por Salmonella transmitida por alimentos contaminados. Essa é a melhor forma de controlar a bactéria e evitar surtos da doença.

Ovo mole é coisa do passado

Também é bom tomar cuidado ao preparar receitas que levam ovo mole em casa. "Algumas receitas que usam ovos crus, como gemadas, são antigas e hoje não são tão preparadas porque já se sabe que não faz bem", afirma Thais Barca, nutricionista da Clínica CliNutri, pós-graduada em nutrição aplicada ao exercício físico pela USP (Universidade de São Paulo). Nem mesmo ovo cozido ou frito com a gema mole é indicado para consumo por conta dos riscos de contaminação.

Continua após a publicidade

"Achar que ovo cru é saudável é uma crença popular", diz a nutricionista. "Do ponto de vista científico, o ovo mais cozido facilita a digestão e a absorção de nutrientes."

Segundo Barca, o ovo é uma fonte rica de proteínas, além de fácil de ser preparado, mas, se ingerido cru, não oferece os mesmos benefícios. Ao contrário do que se pensa, é o cozimento do alimento que garante a absorção de nutrientes pelo organismo. "O cozimento facilita a absorção de vitaminas do complexo B e tem efeitos benéficos para a pele, músculos e olhos", afirma Barca.

*Com informações de reportagens publicadas em 06/04/2022 e 26/09/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes