Faz bem para digestão, pele e coração: veja benefícios do azeite de dendê
Samantha Cerquetani
Colaboração para VivaBem
09/08/2024 12h10Atualizada em 09/08/2024 15h51
O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, é rico em gorduras saturadas e insaturadas, além de ser fonte de antioxidantes e vitaminas. A seguir, veja quais são seus principais benefícios e como consumi-lo.
Contribui a saúde cardiovascular
O consumo moderado de azeite de dendê pode ajudar a reduzir o colesterol LDL (o "ruim") e aumentar o colesterol HDL (o "bom"), contribuindo para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Relacionadas
Além disso, a vitamina E, presente no azeite, possui propriedades antioxidantes que diminuem a oxidação do colesterol LDL, um fator associado ao desenvolvimento da aterosclerose (acúmulo de placas de gordura na artéria). Por isso, ajuda a proteger o coração.
Possui propriedades antioxidantes
Contém propriedades antioxidantes devido à presença de compostos como tocoferóis, tocotrienóis (formas de vitamina E) e carotenoides. Esses antioxidantes ajudam a neutralizar radicais livres, reduzindo o dano oxidativo nas células.
Essas propriedades antioxidantes protegem as células do estresse oxidativo, o que pode beneficiar a saúde cardiovascular, ocular e da pele. Também podem reduzir o risco de câncer e melhorar a função imunológica.
Faz bem para pele
Devido à sua composição rica em antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos, pode ter diversos efeitos benéficos para a saúde da pele e do cabelo.
Os carotenoides e a vitamina E possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres que causam danos à pele, protegendo-a contra o envelhecimento precoce, rugas e danos causados pelo sol.
Os nutrientes do azeite de dendê, como a vitamina E, ajudam na reparação da pele danificada, promovendo a cicatrização de feridas e irritações.
Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a vermelhidão, irritação, e inflamação na pele, como eczema e psoríase.
Contribui com a saúde digestiva
Os ácidos graxos presentes no azeite de dendê, como o ácido oleico, ajudam na digestão ao estimular a produção de bile pelo fígado. A bile é essencial para a emulsificação e digestão das gorduras, facilitando a absorção de nutrientes lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E, e K.
Já os antioxidantes, como a vitamina E e os carotenoides reduzem a inflamação no trato digestivo. Além disso, pode melhorar a microbiota intestinal, promovendo o crescimento de bactérias benéficas.
Faz bem para a saúde ocular
Pode beneficiar a saúde ocular devido a presença de antioxidantes, como carotenoides e vitamina E. Estes compostos ajudam a proteger os olhos contra danos oxidativos e degeneração relacionada à idade, promovendo a saúde da retina e prevenindo problemas como catarata e degeneração macular.
Fortalece o sistema imunológico
O azeite de dendê pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico devido ao seu conteúdo de antioxidantes, como a vitamina E e os carotenoides. Esses antioxidantes protegem as células contra danos oxidativos e na modulação da resposta imunológica, ajudando a combater infecções.
Contraindicações
O consumo excessivo de azeite de dendê proporciona diversos efeitos negativos na saúde, principalmente devido ao seu alto teor de ácidos graxos saturados.
É um alimento calórico, com cerca de 120 calorias por colher de sopa, o que pode contribuir com o ganho de peso. O seu uso em grandes quantidades leva ao aumento do colesterol LDL e ao risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, o excesso pode sobrecarregar o sistema digestivo, causando desconfortos como náuseas e diarreia.
Vale destacar que o consumo elevado deste tipo de gorduras está associado a um maior risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doenças hepáticas.
Quantidade recomendada
Para manter o equilíbrio, é recomendado consumir o azeite de dendê em moderação e combiná-lo com outras fontes de gorduras mais saudáveis, ricas em ácidos graxos insaturados.
Para a maioria das pessoas, a recomendação é limitar o consumo a 1-2 colheres de sopa de azeite de dendê por dia. Isso permite que se desfrute dos benefícios do azeite de dendê sem exceder as recomendações para gorduras saturadas.
Como consumir?
O azeite de dendê é um ingrediente bastante comum em pratos tradicionais, como ensopados de peixe ou frutos do mar.
Pode ser usado em molhos e marinadas e acrescido em pequena quantidade a caldos, sopas, feijões, lentilhas e guisados para enriquecer o sabor.
É tradicionalmente usado em pratos típicos da culinária nordestina, como acarajé, moquecas, vatapá e caruru.
Fonte: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).