Hormônio do amor: 5 maneiras de aumentar a ocitocina naturalmente
A ocitocina é um hormônio conhecido por estar associado à felicidade e ao amor. Quanto maior o nível deste hormônio no corpo, maiores os benefícios à saúde, como bem-estar, relaxamento e prazer.
O estímulo desse hormônio é muito mais acentuado em mulheres do que em homens. Há grandes concentrações de ocitocina durante a gestação, no parto e na amamentação, o que pode ajudar a evitar hemorragias no pós-parto ou em cirurgias. Além dos benefícios fisiológicos, existem ganhos na relação interpessoal entre mãe e filho, e também ao casal.
A seguir, veja o que estimula a produção de ocitocina:
- Fazer carinho e ter boas ações: todos os estímulos agradáveis vão liberar ocitocina, como abraços, beijos, carinhos. Por isso, é saudável cuidar do seu animal de estimação e receber o carinho de volta, por exemplo. Ações que gerem sentimentos de gratidão também trazem efeitos. O hormônio também é capaz de fortalecer vínculos afetivos por agir em regiões do cérebro que aumentam o sentimento de confiança e redução do medo.
- Ter um passatempo: ter uma rotina que inclui um tempo de leitura, meditação, atividade física ou outra tarefa em que você sinta confiança vai aumentar os níveis do hormônio. O contrário acontece se você passa por situações estressantes, desconfortáveis ou de solidão.
- Alimentos específicos: alguns alimentos como pimentas, ostras e figo interferem em uma produção maior de ocitocina.
- Relações sexuais: transar, ter estímulos genitais, visuais ou até mesmo lembrança de momentos prazerosos com o parceiro não só libera ocitocina como também outros hormônios que vão favorecer o intercurso, a ereção, a contração uterina, a motilidade do espermatozoide (o quanto ele mexe em direção reta) até o óvulo e o prazer cerebral durante o ato sexual.
- Amamentação: ela promove uma produção muito alta de ocitocina, que tem relação com a ejeção do leite para a criança. Os índices do hormônio aumentam o vínculo entre mãe e filho, e com as pessoas ao redor que estão participando desse momento da vida da mulher.
Efeito colateral com pessoas estranhas
Ao mesmo tempo que níveis elevados de ocitocina podem aumentar comportamentos sociais positivos entre pessoas conhecidas, ou mesmo melhorar o cuidado materno, eles podem também elevar o comportamento agressivo contra estranhos, tanto no contexto social quanto no comportamento materno.
Isso apenas comprova que, como tantos outros hormônios que produzimos, a ocitocina tem efeitos promissores, mas suas ações são complexas e não foram ainda totalmente desvendadas pela ciência.
*Com informações de reportagem publicada em 08/11/2022
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.