Melhora congestão nasal e circulação: benefícios do chá de guaco à saúde
O chá de guaco é conhecido por suas propriedades medicinais, principalmente por ajudar a expectorar o muco. A bebida contém antioxidantes, saponinas e óleos essenciais. Fornece ainda pequenas quantidades de minerais e vitaminas, como potássio e vitamina C.
A seguir, veja os principais benefícios para a saúde do consumo regular do chá de guaco.
Eficaz no tratamento de problemas respiratórios
O chá de guaco é bastante utilizado para tratar problemas respiratórios devido às suas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias. Com óleos essenciais e saponinas, a bebida ajuda a eliminar o muco das vias respiratórias, facilitando a respiração e proporcionando alívio de sintomas como tosse e congestão nasal.
No entanto, os estudos sobre a eficácia do chá de guaco no tratamento de bronquite e sinusite ainda são limitados. Portanto, a bebida deve ser usada como complemento de um tratamento médico.
Possui efeito antiinflamatório
Os flavonoides e saponinas ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Esses componentes aliviam sintomas relacionados a condições inflamatórias, como dor e inchaço no corpo.
Melhora a circulação
Os flavonoides e óleos essenciais, que têm efeitos vasodilatadores, ajudam a relaxar e expandir os vasos sanguíneos. Isso melhora o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial.
Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do guaco ajudam a diminuir inflamações nos vasos sanguíneos, promovendo uma circulação mais eficiente.
Auxilia na digestão
O chá auxilia a digestão devido às suas propriedades carminativas e anti-inflamatórias. Seus compostos aliviam desconfortos gastrointestinais, como gases e cólicas.
A ação anti-inflamatória do guaco também diminui as inflamações no trato digestivo, ajudando a manter a saúde gastrointestinal.
Possui antioxidantes
O chá de guaco possui propriedades antioxidantes, que ajudam a neutralizar radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células contra danos.
Dessa forma, o chá pode diminuir o risco de envelhecimento precoce e de várias condições crônicas, como doenças cardiovasculares e câncer, além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde geral.
Os antioxidantes também beneficiam a saúde da pele ao reduzir danos causados por raios UV e podem melhorar a função cognitiva, ajudando a proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas.
Ação antimicrobiana
A presença dos flavonoides e óleos essenciais inibe o crescimento e a reprodução de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.
Essas propriedades antimicrobianas protegem o corpo contra infecções e aceleram a recuperação de doenças infecciosas.
Efeitos colaterais e contraindicações
Como o guaco é rico em cumarina, seu uso não é recomendado para crianças com idade inferior a um ano e mulheres grávidas.
Além disso, o uso prolongado pode causar hemorragias devido às suas propriedades antagonistas à vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea. Portanto, também não é recomendado para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.
O guaco também deve ser evitado por indivíduos com tuberculose, diabetes ou doenças hepáticas.
A presença de cumarina no guaco pode ainda agravar sintomas de falta de ar e tosse em pessoas alérgicas a esse composto.
Em excesso, pode causar hemorragias, aceleração cardíaca, vômitos e diarreias.
Quantidade recomendada
Para preparar chá, a recomendação é usar de 1 a 2 colheres de chá de folhas secas para cada xícara de água quente, deixando a infusão por 5 a 10 minutos. O ideal é consumir de 2 a 3 xícaras de chá por dia.
Fonte: Uerá do Couto, nutricionista do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual).
Deixe seu comentário