Sabe se comportar no trabalho? Veja se você cumpre esses 9 quesitos
Colaboração para VivaBem
13/08/2024 12h27
Poucos profissionais dão atenção correta à etiqueta empresarial e deixam a formalidade fora do escritório. Mas o comportamento no trabalho é fundamental para a manutenção do emprego e garantir o crescimento profissional dentro da empresa.
A má educação, a falta de ética profissional e o comportamento inadequado explicam por que pessoas altamente competentes no que fazem acabam sendo demitidas e outras nem tão boas assim permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira.
Essa preocupação deve abranger todo o contexto da empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem coesa de etiqueta empresarial. A seguir, alguns pré-requisitos para um comportamento profissional exemplar:
- Chegar no horário certo: pontualidade é essencial no ambiente empresarial. Assumindo um compromisso, este se torna uma responsabilidade, principalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
- Cuidar da aparência: a vestimenta diz muito para as outras pessoas. Tome cuidado com ela e ainda com a higiene pessoal. A falta de asseio vai além dessa superfície. Quem não cuida de si estende isso para instâncias bem mais profundas. Se os dentes estão sujos, os cabelos ensebados, as roupas encardidas e rasgadas, o emocional e o psicológico podem estar bem piores e os outros podem notar.
- Não bancar o antipático: o ditado "a primeira impressão é a que fica" deve ser levado a sério. Assim, sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis. Bom humor é uma necessidade nas empresas, mas cuidado com as brincadeiras.
- Agir sempre com educação: ao entrar em um local, peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
- Informar-se sobre a empresa: a maioria das corporações tem um código de ética e de conduta a ser seguido. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
- Manter a organização: seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e organize sua mesa, mantendo os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário.
- Não ficar só no celular: cuidado com a utilização de smartphones no trabalho, evite ligações pessoais e, caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso. Também é necessário cuidados com o acesso às próprias redes sociais.
- Saber diferenciar papéis: é importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback. Além disso, evite assuntos muito pessoais ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinam com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
- Buscar ouvir os outros: tenha jogo de cintura na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Mesmo sendo opiniões divergentes, é preciso chegar a um ponto em comum. Saiba argumentar e ceder. Além disso, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer diálogo com colegas novos.
*Com informações de reportagens publicadas em 02/04/2013 e 01/11/2021