É melhor começar o treino pela musculação ou pelo exercício aeróbico?

Para ter bons resultados na academia, não basta apenas treinar e postar a foto com o "tá pago" nas redes sociais. A ordem que você realiza os exercícios importa, especialmente quando falamos de atividade aeróbica e treino de força.

A seguir, mostramos as combinações mais indicadas para cada objetivo.

Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (13/08) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Para ganhar resistência: aeróbico antes da musculação

Se o seu foco é melhorar o desempenho na corrida (ou na bike) ou ter mais fôlego e resistência física, inicie seu treino pelo exercício aeróbico. Assim, você estará descansado e renderá melhor na atividade cardiovascular, conseguindo manter a intensidade correta.

Para ganhar músculos: aeróbico após a musculação

A lógica é exatamente igual a anterior. Ao começar o treino "puxando ferro", seu corpo está descansado e você consegue fazer os exercícios com cargas mais pesadas, próximas do seu limite.

Essa é a melhor estratégia para ganhar força e aumentar a massa muscular, mas também pode ser eficiente para pessoas que desejam emagrecer. Na musculação, o corpo utiliza como principal fonte de combustível o glicogênio. Ao continuar o treino na esteira, como o estoque de energia já está baixo, seu corpo vai passar a utilizar predominantemente a gordura como combustível.

Geralmente, quem busca hipertrofia não precisa realizar o exercício aeróbico todos os dias, para não perder massa muscular. Também é recomendado que o treino aeróbico seja curto e intenso. Converse com seu treinador para adequar a rotina de treino aos seus objetivos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes