É normal sentir dor na barriga antes de fazer cocô? Segurar fezes faz mal?

Há quem associe a dor de barriga à vontade de fazer cocô — e isso faz sentido em muitos casos. O incômodo que surge antes de ir ao banheiro geralmente é causado pela contração do intestino, explicou a gastroenterologista Lívia Guimarães no episódio desta semana do Conexão VivaBem.

"Esse tipo de dor aparece enquanto o intestino está contraindo para levar o bolo fecal para ser evacuado pelo corpo", afirma Lívia. De acordo com a especialista, sentir um pouco de dor ou desconforto abdominal antes de evacuar é comum, mas nem sempre é normal.

É comum sentir dor quando dá aquela vontade de fazer cocô. O que não é normal é se a dor atrapalha a vida da pessoa, sendo muito intensa ou desconfortável. Lívia Guimarães, gastroenterologista

Dor muito intensa antes de evacuar pode estar relacionada a condições como a Síndrome do Intestino Irritável (SII), doença hemorroidária — popularmente conhecida como hemorroida— e constipação crônica. É importante prestar atenção aos sintomas e buscar orientação médica.

Guimarães acrescenta que segurar o "número 2" pode piorar o incômodo. "Cocô a gente não segura. Se deu vontade de fazer, tem que ir para o banheiro", diz a médica. A dica é: nunca deixe de evacuar com medo da dor. O cocô vai ficar mais duro e machucar ainda mais para sair.

"Se você não faz [o cocô], essas fezes vão ficar lá reabsorvendo mais água e, na hora de sair, muitas vezes vai ser uma evacuação mais desconfortável. É um desconforto que a pessoa poderia ter evitado se tivesse ouvido esse sinal do intestino", afirma Guimarães.

Mapa da dor de barriga

O cocô, porém, nem sempre é o culpado pela dor abdominal. Quando alguém chega ao consultório reclamando de "dor na barriga", a primeira coisa que Lívia Guimarães pergunta para o paciente é o local exato da dor. De acordo com a gastroenterologista, a localização do desconforto pode dar pistas sobre a origem do incômodo.

Ela citou as causas mais comuns associadas à dor em regiões específicas do abdome. Veja a seguir:

Continua após a publicidade

Parte superior central do abdome (epigástrio)

O principal órgão que se encontra sob esta região é o estômago. Queixas de dor na região geralmente estão associadas a problemas como gastrite e refluxo.

Região abaixo das costelas (hipocôndrio)

Quando uma pessoa relata dor embaixo da costela, do lado direito, a causa mais comum é pedra na vesícula.

"Problemas na vesícula causam uma dor em cólica, que parece uma contração, e geralmente aparece uma hora após a refeição, principalmente se a refeição for mais gordurosa", descreve Guimarães.

Região umbilical ou "acima do cinto"

Muita gente pensa que problemas nos rins causam dor na lombar, mas, na verdade, os rins estão localizadas nos chamados flancos, que ficam na região umbilical, próximo à cintura.

Continua após a publicidade

Se a pessoa sentir uma dor que irradia da lateral do corpo (nos flancos) para as costas, é alto o risco de que esteja com pedra nos rins, segundo a gastroenterologista.

Lado direito e esquerdo do corpo próximas ao quadril (fossas ilíacas)

Apendicite é a causa mais comum de quem sente dor aguda no lado direito ou esquerdo do corpo, perto do quadril, diz a médica.

"A apendicite causa uma dor aguda, forte, de maneira que a pessoa tem dificuldades até de pisar no chão. Ela usa remédios para dor e o desconforto não passa. É uma dor que a pessoa não tem dúvida de que precisa procurar um pronto-socorro", descreve Guimarães.

Nas mulheres, dores na região ilíaca (nas laterais do abdome) também podem estar associadas a problemas ginecológicos, devido a localização dos ovários. O excesso de gases também pode ser outra causa.

"Dor no pé da barriga"

Na mulher, costuma ter relação com o período menstrual. Se for intensa, porém, pode ser um sinal de endometriose — hipótese que precisa ser investigada por meio de exames específicos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes