Topo

Doenças, sintomas e tratamentos

Sintomas, O Que Causa e Tratamentos


Mpox tem cura? Pode matar? Veja riscos de pegar nova emergência global

Lesões causadas pela mpox Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo (SP)

16/08/2024 17h49

Declarada emergência sanitária global pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quarta-feira (14), a mpox tem efeitos diversos no organismo humano. Veja, abaixo, qual a gravidade da doença e como é o tratamento.

A mpox tem cura?

Sim. Como na maioria das viroses agudas, o próprio sistema imunológico é capaz de eliminar o vírus e o paciente ficar completamente curado, sem intervenção alguma.

No entanto, é essencial controlar e quebrar as cadeias de transmissão por meio da identificação de casos, com orientação de isolamento, a fim de se reduzir o número total de infectados.

Mpox pode matar?

Pode, mas o risco é baixo. Existem dois grupos distintos do vírus da mpox circulando no mundo, agrupados com base em suas características genéticas: um predominantemente em países da África Central —com taxa de fatalidade de cerca de 10%—, e outro circulando na África Ocidental, com taxa bem menor, de 1%. A vigilância genômica ainda incipiente mostra que o vírus em circulação fora do continente africano é o menos letal.

Complicações podem ocorrer, principalmente infecções bacterianas secundárias da pele ou dos pulmões, que podem evoluir para sepse e morte ou disseminação do vírus para o sistema nervoso central, gerando um quadro de inflamação cerebral grave chamado encefalite, que pode ter sequelas sérias ou levar ao óbito.

Além disso, como toda doença viral aguda, a depender do estado imunológico do paciente e das condições e acesso à assistência médica adequada, alguns casos podem levar à morte.

Qual o tratamento para a mpox?

A mpox tende a ser leve e, geralmente, os pacientes se recuperam em algumas semanas sem tratamento específico, apenas com repouso, muita hidratação oral, medicações para diminuir o prurido e controle de sintomas como febre ou dor.

Existem medicamentos antivirais, como o tecovirimat e o cidofovir, que podem ser usados em pessoas sob risco de complicações, mas que não são facilmente disponíveis comercialmente.

Como funciona o medicamento contra a mpox?

No Brasil, o antiviral tecovirimat será usado em casos graves da mpox. A medicação atua evitando a capacidade de replicação do vírus e já é usado em outros tipos de varíolas.Ele está disponível para aplicação intravenosa e em comprimidos. Nesta última forma, a recomendação é tomá-lo após a refeição, para aumentar a absorção.

* Com informações de reportagem publicada em 14/08/2024.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mpox tem cura? Pode matar? Veja riscos de pegar nova emergência global - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Doenças, sintomas e tratamentos