Purê de batata ou polenta: qual é mais saudável?

Purê de batata e polenta são pratos amados pelos brasileiros. Mas será que algum é melhor para a saúde?

A polenta é uma preparação à base de fubá, um subproduto do milho, misturado com água, sal e manteiga. Já o purê de batata, como o nome já indica, é feito com batata, que é cozida, espremida e misturada com manteiga, leite e sal até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Nutrientes em xeque

O purê é uma boa fonte de energia e fornece vitaminas do complexo B, fósforo e potássio. Já a polenta, além de também ser fonte de energia, na versão cremosa, contém magnésio, fósforo, zinco, cobre e vitaminas.

Adicionar cogumelos à polenta deixa o prato mais proteico
Adicionar cogumelos à polenta deixa o prato mais proteico Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em 100 g de purê de batata, temos 68 kcal e 1,26 g de fibras, enquanto a mesma quantidade de polenta contém 104 kcal e 1,74 g de fibras.

Além disso, o purê de batata é considerado de alto índice glicêmico, enquanto a polenta é uma preparação de moderado índice glicêmico, o que significa que ela demora mais para aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Afinal, qual é mais saudável?

De forma geral, ambos são boas fontes de carboidratos complexos e fibras alimentares. No entanto, a polenta pode ser considerada um pouco mais saudável devido à ligeira maior quantidade de fibras e ao menor índice glicêmico. Ainda assim, é importante lembrar que a adição de muitos ingredientes gordurosos ao prato e a forma de preparo podem anular esses benefícios.

É melhor evitar a versão frita da polenta
É melhor evitar a versão frita da polenta Imagem: Fernando Moraes/UOL
Continua após a publicidade

"Ambos podem ser incluídos na dieta de quem deseja controlar o peso, pois são fontes de carboidratos complexos que são digeridos mais lentamente, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue. No entanto, é importante observar os ingredientes adicionais das receitas", diz Paula Prescendo, nutricionista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Isolda Prado, nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e professora de nutrologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), lembra que também é importante considerar as porções e sempre buscar balancear o prato com vegetais e proteínas magras.

Além da carne e do frango, que aumentam a saciedade, Legiane Rigamonti, nutricionista e conselheira do CRN 3ª Região (Conselho Regional de Nutricionistas), sugere enriquecer as receitas com molho de tomate caseiro.

Combine o purê de batata com proteínas magras, como frango
Combine o purê de batata com proteínas magras, como frango Imagem: iStock

Formas de tornar as receitas mais saudáveis:

Usar leite desnatado em vez de integral, para reduzir as calorias e a gordura saturada.

Continua após a publicidade

Reduzir a quantidade de manteiga (ou creme de leite) ou substituir por iogurte natural.

Adicionar vegetais como cenoura ralada ou espinafre para aumentar o valor nutricional.

Preparar o purê com casca para aumentar a quantidade de fibras.

Fazer polenta com água ou caldo de legumes caseiro.

Use temperos naturais com ervas frescas para temperar e reduzir o sal.

Consumir com frango grelhado, peixe assado, legumes ou salada.

Continua após a publicidade

"Vale lembrar que, ao consumir qualquer uma das duas opções na mesma refeição, deve-se evitar a combinação com outros cereais (como arroz e macarrão) e com raízes e tubérculos (como tapioca e farinha de mandioca). Para quem deseja perder peso, é fundamental incluir hortaliças, carnes magras, frango, peixe ou ovo, e evitar alimentos ultraprocessados", complementa Rigamonti.

O consumo excessivo de purê de batata ou polenta pode levar ao ganho de peso e à monotonia alimentar. É importante equilibrar esses pratos com uma variedade de alimentos e consumir porções moderadas para manter uma dieta saudável.

Deixe seu comentário

Só para assinantes