Silvio Santos morre por broncopneumonia após H1N1; entenda o quadro
O apresentador e dono do SBT Silvio Santos, 93, morreu neste sábado (17), depois de ficar internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 1º de agosto, em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção de H1N1.
A gripe H1N1 é provocada por uma cepa do vírus influenza A.
Quando se fala em idosos, a atenção aos sintomas do H1N1 deve ser redobrada.
O que é a gripe H1N1?
Gripe H1N1 é provocada pelo vírus H1N1. Seus sintomas são parecidos com os de uma gripe comum. Mas é preciso ficar atento à piora dos sintomas para, caso seja necessário, procurar ajuda médica. Alguns dos sintomas são febre, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço, vômitos e diarreia.
Doença também é conhecida como gripe suína por conta de sua origem. O material genético do vírus H1N1 é uma combinação entre segmentos genéticos do vírus humano da gripe, da gripe aviária e da gripe suína.
Em 2009, o H1N1 provocou uma pandemia que causou entre 151 mil e 575 mil mortes nos primeiros 12 meses. A doença surgiu em meados de abril, no México, e logo se espalhou para diversos países.
Existem duas vacinas que protegem contra a gripe H1N1. Há a trivalente, que imuniza contra dois vírus da influenza A e contra uma cepa da influenza B. Já a tetravalente, além dos vírus já mencionados, fornece proteção contra uma segunda cepa da influenza B; mas esse imunizante é menos usado no Brasil e só deve ser aplicado a partir dos três anos de idade.
H1N1 em idosos
Como nas demais gripes, os idosos estão mais propensos a adoecer de forma grave do que outras faixas etárias por infecção de H1N1. Isso acontece por causa de um fenômeno chamado imunossenescência. Ou seja, a queda das defesas imunológicas somada a comorbidades, como diabetes e pressão alta.
Os idosos tendem a ter uma recuperação mais difícil ao contrair doenças infecciosas. Além disso, a gripe piora as comorbidades já existentes.
E a broncopneumonia?
A broncopneumonia é a inflamação do pulmão, sobretudo das estruturas internas, como os alvéolos e os brônquios.
Esse quadro pode ser causado por fungos, bactérias e vírus. A infecção avança e a broncopneumonia atinge todo o pulmão.
Quais são os sintomas?
- Febre;
- Tosse (seca ou produtiva);
- Mal-estar geral;
- Dor torácica que surge ou piora com a tosse ou ao respirar;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar (dispneia);
Também podem surgir:
- Respiração rápida (taquipneia, mais comum em crianças pequenas);
- Dor de cabeça;
- Suor;
- Calafrios;
- Perda de apetite;
- Fadiga;
- Confusão mental (mais comum em idosos).
Quando ir ao médico?
Sempre que uma pessoa tiver febre alta e/ou dor no peito ou dificuldade para respirar, é preciso consultar o médico ou serviço de urgência —principalmente se for criança, idoso, paciente imunodeprimido ou com doenças crônicas.
Deixe seu comentário