Qual o peso máximo que alguém consegue levantar? Saiba como progredir

O evento mais emblemático de "homem mais forte do mundo" é o Met-Rx World's Strongest Man, que ocorre desde 1977 e cujo atual campeão é o britânico Tom Stoltman.

Nessa competição, os participantes se destacam em provas como levantamento de pneus, lançamento de troncos e até arrastamento de ônibus. Esse tipo de atividade física é bastante comum nas academias, sendo o deadlift, conhecido no Brasil como levantamento terra, um exemplo popular.

De acordo com o Guinness World Records, o recorde mundial de deadlift pertence ao islandês Hafthór Júlíus Björnsson, famoso por interpretar Gregor Clegane, o Montanha, em Game of Thrones. Em 2020, ele levantou 501 quilos.

Hafthór Júlíus Björnsson, o Montanha em Game of Thrones
Hafthór Júlíus Björnsson, o Montanha em Game of Thrones Imagem: Reprodução

Maior peso já levantado

De acordo com o Guinness, a marca de maior peso já levantado pertence ao canadense Gregg Ernst, que em julho de 1993 suspendeu nas costas (backlift) dois carros com motoristas, totalizando inacreditáveis 2.422 kg. Esse recorde permanece imbatível há mais de 30 anos.

Mas, diante desses números impressionantes, surge mais uma pergunta: qual é o limite do corpo humano? Médicos e cientistas afirmam que essa é uma questão complexa. O professor E. Todd Schroeder, da University of Southern California (EUA), explicou para o Live Science que a única maneira de determinar a capacidade muscular é por meio de treinamento contínuo e superação de recordes pessoais.

No entanto, nem todos podem ser competidores do "homem mais forte do mundo". A massa muscular depende de treinamento, genética e sexo. Além disso, os atletas de elite precisam superar bloqueios mentais para levantar pesos cada vez mais pesados.

Quer fazer levantamento terra?

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

Veja como executar corretamente o exercício:

Mantenha os pés na largura do quadril e segure a barra com os braços alinhados à largura dos ombros;

A pegada pode ser com os punhos para frente ou alternada, com uma mão em pronação (voltada para o corpo) e outra em supinação (voltada para frente);

Faça um agachamento: mantenha o quadril baixo, os joelhos flexionados, e o tronco levemente inclinado à frente, sempre com as costas retas;

Com a barra próxima ao corpo ao corpo, suba estendendo os joelhos, levando a barra para cima, até ficar numa posição ereta.

Evite estes erros

Continua após a publicidade

Flexionar a coluna;

Não deslocar o quadril para trás durante o agachamento;

Aproximar demais os joelhos.

É preciso preparo

Se você não está acostumado a realizar o levantamento terra, exercícios complementares de força poderão ajudar a aprimorar a execução. "O exercício conhecido como 'bom dia', ou até mesmo o tradicional stiff, são boas opções para começar, já que vão fortalecer a lombar e aumentar a mobilidade do quadril", aponta Cacá Ferreira, pós-graduado em treinamento desportivo pela Unicamp.

Ferreira continua que quando começar a realizar o levantamento terra, um bastão ou barra leves, sem anilhas, é aconselhável para que a aprendizagem fique mais fácil.

Continua após a publicidade

Dica para progredir

Quando o movimento ficar fácil, você pode, além de aumentar a carga, realizar variações. "A versão sumô, com as pernas mais afastadas, ponta dos pés viradas para fora, é uma ótima possibilidade para aumentar a amplitude e recrutar mais diretamente os músculos adutores", informa Kelmer Martins Figueiredo, profissional de educação física pela USP.

*Com informações de reportagem publicada em 05/06/2019

Deixe seu comentário

Só para assinantes