Controla a glicose e aumenta a saciedade: 7 benefícios do feijão-branco
O feijão-branco é uma leguminosa conhecida por seu sabor suave e levemente adocicado. É fonte de proteína vegetal e contém fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, como ferro, potássio e magnésio. É bastante utilizado como ingrediente de sopas, ensopados, saladas e purês. A seguir, veja os benefícios do consumo do feijão-branco para a saúde.
Controla o açúcar no sangue
O feijão-branco é benéfico para o controle da glicose (açúcar) no sangue. Isso se deve ao fato de ser rico em faseolamina, substância que reduz a absorção de carboidratos pelo corpo, ajudando a manter níveis mais estáveis de açúcar no sangue.
Melhora a digestão
Por ser fonte de fibras, o consumo regular da leguminosa ajuda a prevenir a prisão de ventre e a reduzir a distensão abdominal causada por gases.
As fibras melhoram o trânsito intestinal e aliviam o desconforto gastrointestinal, contribuindo para uma digestão mais eficiente.
Contribui com a saúde cardiovascular
As fibras presentes no feijão-branco reduzem os níveis de colesterol LDL ("ruim") no sangue, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.
O potássio ajuda a regular a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão. Ambas as condições são consideradas fatores de risco para problemas no coração.
Os antioxidantes também melhoram a função cardiovascular e protegem o coração contra doenças.
Ajuda no controle do peso
O consumo de feijão-branco promove a saciedade devido ao seu alto teor de fibras e proteínas. As fibras ajudam a prolongar a sensação de plenitude e a reduzir a fome, pois aumentam o volume do alimento no estômago e desaceleram o processo de digestão. Portanto, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.
Faz bem para os ossos e músculos
O feijão-branco é benéfico para a saúde óssea e muscular devido à presença de proteínas, cálcio, ferro e magnésio. As proteínas ajudam na construção e manutenção dos músculos, enquanto o cálcio contribui para a densidade óssea e prevenção de doenças como a osteoporose.
O ferro contribui com a função muscular e transporte de oxigênio, o que melhora o desempenho físico e reduz a fadiga. O magnésio, por sua vez, auxilia na contração e relaxamento muscular e também na formação e manutenção dos ossos.
Possui propriedades antioxidantes
Os antioxidantes combatem o estresse oxidativo, o que pode causar danos às células e contribuem para o surgimento de doenças crônicas.
Os flavonoides e os compostos fenólicos são antioxidantes que protegem o coração, melhoram a saúde metabólica e reduzem o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento.
Além disso, esses antioxidantes contribuem para a saúde geral ao fortalecer o sistema imunológico e promovem a proteção celular contra danos oxidativos. Integrar feijão branco na dieta pode, portanto, ajudar a melhorar a saúde e a prevenir doenças.
Aumenta a energia
É fonte de carboidratos complexos, que são digeridos lentamente e liberam glicose de forma gradual na corrente sanguínea. Isso proporciona uma liberação constante de energia, evitando picos e quedas bruscas de açúcar no sangue que podem causar fadiga.
Também é rico em fibras que ajudam a manter a energia estável ao desacelerar a digestão dos carboidratos.
Riscos e contraindicações
Apesar de ser considerado um alimento seguro, o feijão também pode trazer riscos à saúde. Ele contém dois oligossacarídeos em sua composição que não são digeridos pelo corpo humano, sendo fermentados no intestino grosso e podem causar o aumento de gases.
Em pessoas com doenças intestinais, ele deve ser evitado para reduzir o desconforto gastrointestinal.
Pessoas com problemas renais ou com restrições de potássio devem monitorar o consumo de feijão-branco, pois ele é fonte do mineral.
Algumas pessoas podem ser alérgicas a leguminosas, incluindo feijão-branco. Nesses casos, é melhor evitar o consumo.
Como consumir?
O feijão-branco é versátil e costuma ser consumido de várias maneiras. Pode ser um acompanhamento simples do arroz ou ser incorporado em sopas e ensopados para adicionar uma textura cremosa e saborosa.
Também pode ser incluído em saladas, purês e pastas, ou adicionado a assados. Uma receita bastante consumida é o feijão-branco com carne de sol.
Recomenda-se o consumo de uma porção de leguminosa ao dia. Além do feijão-branco, outros exemplos de leguminosas são: feijão-preto, feijão-carioca, grão-de-bico, ervilha, lentilha e soja.
Fonte: Paula Prescendo, nutricionista na Rede de Hospitais São Camilo (SP).
Deixe seu comentário