O que é celulite facial, que fez atacante do Vasco ser internado

O Vasco anunciou nesta segunda (26) que o atacante David foi afastado do time e precisou ser internado por causa de uma celulite facial infecciosa. O que é a doença que acomete o jogador?

A celulite facial de David é uma infecção, causada por uma bactéria, nas células de gordura do rosto. O quadro, que pode surgir nos olhos, queixo, nariz ou lábios, causa sintomas como vermelhidão, inchaço, calor e dor no local, além de febre e mal-estar.

Diferentemente da celulite comum, aqueles furinhos na pele que geralmente aparecem nas coxas ou nas nádegas, a celulite infecciosa é considerada grave e apresenta risco de morte.

Também é possível desenvolver celulite infecciosa em outras partes do corpo, como pernas ou braços.

Como surge a celulite infecciosa?

A celulite infecciosa pode ser provocada por diversas bactérias; as mais comuns são os estreptococos do grupo A, mas estafilococos e hemofilos também podem ser responsáveis pelos quadros da doença. Os sintomas e até o nome que a infecção recebe dependem, em primeiro lugar, de onde as bactérias se instalam.

A pele é formada por três camadas: epiderme (mais externa), derme (intermediária) e o tecido gorduroso subcutâneo. Quando a infecção atinge a camada mais superficial, trata-se de uma erisipela. Infecções mais profundas como a de David, que atingem também a derme e o tecido subcutâneo, são celulites. Caso se formem coleções de pus, normalmente abaixo da pele, o quadro evoluiu para um abscesso, segundo informações da Agência Einstein.

As bactérias que causaram a celulite do jogador podem ter penetrado a barreira da pele por meio de uma picada de inseto, micose na unha, feridas no dedo, má circulação da pele ou até uma espinha que foi espremida sem os devidos cuidados de higiene. O quadro é mais comum quando o indivíduo está com o sistema imunológico comprometido.

Quais são os sintomas?

  • Primeiro, a ferida começa a inchar e a pessoa sente dor na região. Então, o machucado fica vermelho e a pele, quente. Há uma espécie de "batalha" entre os anticorpos e as bactérias.
  • Quando os microrganismos se multiplicam, liberam toxinas. É aí que surge a febre e o mal-estar, sinais de que as bactérias estão ganhando a briga contra os anticorpos.
Continua após a publicidade

Há riscos?

Além dos tecidos da pele, esse tipo de celulite consegue atingir nódulos linfáticos, a corrente sanguínea e, então, avançar pelo organismo. Veja algumas das possíveis complicações:

  • As bactérias podem invadir o globo ocular e causar cegueira.
  • Se prejudicarem os nervos da face, a pessoa pode apresentar paralisia na região.
  • Se chegarem aos seios cavernosos, as consequências podem ser uma trombose na face.
  • Já se atingirem o cérebro é possível ocorrer lesões neurológicas e encefalite (inflamação do cérebro).
  • Se a infecção não for contida, ela pode atingir todo o corpo e levar à morte por sepse, um tipo de infecção desencadeado por bactérias, fungos ou vírus que caem na corrente sanguínea.

Como funciona o tratamento

A terapia mais indicada é o tratamento com antibióticos. O paciente precisa ficar no hospital por pelo menos dois dias, para receber a medicação diretamente na veia. Depois disso, o recomendável é continuar a tratar em casa por até 10 dias, mas o tempo de uso da medicação vai depender da gravidade do problema — o mais comum é que a situação se resolva em até duas semanas.

Como evitar a celulite infecciosa

Bastante comuns, as bactérias que causam a infecção estão presentes na nossa pele e em materiais de uso pessoal e cotidiano, como pentes, alicates de unha e buchas de tomar banho. Por isso, para evitar o problema, é importante:

Continua após a publicidade
  • Cuidar bem da higiene pessoal;
  • Não compartilhar objetos de uso individual e utensílios que servem para coçar e para lixar a pele;
  • Não tentar espremer espinhas em casa;
  • Higienizar machucados e feridas para evitar o contágio.

*Com informações de reportagens publicadas em 11/10/2019, 25/07/2022, 16/02/2023 e 04/05/2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes