7 frutas para quem está de dieta ou com diabetes

Pessoas com diabetes devem ter cuidado na hora da alimentação, especialmente no que se refere aos alimentos ricos em açúcar. Essa também é uma preocupação de quem está buscando emagrecer.

Uma dúvida bastante frequente é em relação às frutas. Embora contenham bem menos açúcar que os doces comuns, elas também podem causar problemas às pessoas com diabetes por conta da frutose, um açúcar natural. Por isso, muitos pacientes ou pessoas em dieta simplesmente deixam de consumir frutas.

No entanto, os especialistas apontam que a frutose não será um problema desde que consumida dentro do limite de carboidratos permitido por refeição. Assim, a porção de fruta ideal é aquela com até 15 g de carboidratos.

Outra questão importante: por serem ricas em fibras, as frutas podem ajudar, pois controlam os níveis de açúcar no sangue. Assim, o açúcar da fruta já vem acompanhado de um "antídoto" à glicemia alta. O que os especialistas dizem é que as pessoas com diabetes precisam comer de três a cinco porções de frutas por dia, preferencialmente de forma fracionada. É importante também evitar frutas muito maduras, que têm concentração de frutose maior.

O cuidado que as pessoas diagnosticadas com disfunções metabólicas, ou as que querem prevenir ou tratar a resistência à insulina ou o diabetes, é não consumir frutas de alto índice glicêmico em jejum ou na forma de sucos, mesmo que naturais. Se esta for a única opção, o recomendável é que sejam combinadas com alimentos ricos em proteínas, fibras ou gorduras boas para aumentar a saciedade e com isso evitar o pico de glicose no sangue. Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia)

Confira, a seguir, as frutas mais indicadas:

  1. Maçã: é rica em pectina, uma fibra solúvel que retém água e carrega parte dos açúcares direto para os intestinos. A pectina também ajuda na redução do colesterol "ruim" (LDL). Além do mais, é considerada uma fruta de baixo índice glicêmico. Como ela ainda assim contém muito açúcar, o ideal é consumir metade de uma maçã por dia.
  2. Abacate: apresenta pouco carboidrato, muita proteína e é considerado uma fonte de gordura boa, pois possui cinco tipos de ômega: 3, 6, 7, 9 e 11. Os ácidos graxos ajudam a combater o diabetes e a obesidade. Assim, é uma fruta que deve ser incluída na dieta.
  3. Amora: é rica em fitonutrientes e carotenoides, por isso deve fazer parte da rotina alimentar de quem tem diabetes.
  4. Limão: evita hemorragias, uma preocupação dos pacientes que convivem com a doença. A fruta protege as artérias e diminui a viscosidade do sangue, efeitos essenciais para a saúde cardiovascular. E o limão tem função reguladora sobre o pâncreas.
  5. Coco: é indicado para quem tem diabetes por ajudar na saciedade, o que controla o peso. Além disso, reduz inflamações, é rico em gorduras e ajuda a diminuir a carga glicêmica nas refeições. A fruta também é ótima para a imunidade e ajuda a combater bactérias e fungos.
  6. Morango: sua pigmentação vermelha vem da antocianina, composto que tem ação antioxidante, isto é, capaz de combater o processo natural de envelhecimento. A substância também facilita o funcionamento do pâncreas na produção de insulina.
  7. Pêssego: oferece fibras de boa qualidade, trazendo uma sensação de saciedade. Além disso, pêssegos são ricos em flavonoides e em vitaminas, especialmente a A, que tem função antioxidante.

*Com informações de reportagens publicadas em 31/05/2019, 16/05/2024 e 27/02/2020

Deixe seu comentário

Só para assinantes