Minoxidil funciona nas sobrancelhas? Como aplicar e quais os cuidados
Colaboração para VivaBem*
30/08/2024 13h17
Apesar de parecerem coadjuvantes da beleza, as sobrancelhas são essenciais para as expressões faciais. Ao longo dos anos, os pelinhos acima dos olhos foram conquistando um lugar cada vez mais importante e ganharam mais do que a pinça nas clínicas de estética e salão de cabeleireiro, como os procedimentos brow lamination, extensão de sobrancelha e a micropigmentação.
Para um aspecto mais preenchido e espontâneo, algumas pessoas até recorrem ao minoxidil, conhecido por tratar a queda de cabelo. Mas será que esse medicamento é eficaz para essa área do rosto?
Entenda a substância e como funciona
Minoxidil é um vasodilatador tópico amplamente usado para tratar alopecia androgenética e outras quedas de cabelo em homens e mulheres. Devido às suas características, deve ser utilizado apenas com prescrição e orientação médica ou farmacêutica.
O medicamento também pode ser indicado para estimular o crescimento de pelos em áreas específicas —como as sobrancelhas. Ele atua prolongando a fase anágena, que é justamente a do crescimento do cabelo.
Na região das sobrancelhas, sua utilização pode, além de estimular o crescimento dos pelos, aumentar a densidade deles, tornando-as mais preenchidas.
Como aplicar nas sobrancelhas
É importante seguir o recomendado pelo médico. Mas, no geral, a indicação é a seguinte:
Limpe e seque completamente a área a ser aplicada;
Utilize um aplicador ou cotonete para aplicar a quantidade recomendada;
Espalhe o minoxidil de leve, evitando contato com áreas não desejadas;
Deixe o produto secar sozinho;
Lave bem as mãos após o uso.
Por quanto tempo usar
A depender do diagnóstico, como a calvície, o uso do minoxidil deverá ser contínuo. Já nos quadros em que há perda elevada de volume, o tempo da terapia pode durar por todo o período do crescimento desejado, o que equivale a um ou dois anos.
Aplicar 1 ml de solução tópica de minoxidil no couro cabeludo duas vezes ao dia é uma prática comum. No caso das sobrancelhas, a aplicação deve ser cuidadosamente dosada, apenas o suficiente para cobrir a área desejada.
Os primeiros resultados podem ser notados entre três e seis meses de uso continuado, embora isso possa variar de pessoa para pessoa. Além do minoxidil, uma alimentação diversificada e natural, especialmente rica em biotina (vitamina B7, encontrada em sementes de girassol, lentilha, amendoim, nozes, ervilha, cenoura, aveia, ovo, fígado bovino, carne vermelha, peixes em geral), contribui para o crescimento saudável dos pelos. Evitar a depilação em excesso e manter uma rotina regular de cuidados também são práticas recomendadas.
Contraindicações e alertas
De modo geral, o grupo de medicamentos ao qual o minoxidil pertence é considerado eficaz e seguro, mas existem algumas contraindicações.
O fármaco não deve ser usado por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família tenha tido reação semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro componente de sua fórmula.
São sinais de alergia: rubor, dificuldade para respirar ou engolir, inchaço nos lábios, face, garganta ou língua.
Fique também atento na presença das seguintes condições:
Perda repentina dos cabelos de causa desconhecida;
Ausência de histórico familiar;
Perda de cabelo relacionada ao pós-parto;
Inflamação ou infecção do couro cabeludo;
Uso de outro tipo de medicamento na região.
O medicamento deve ser administrado nos mesmos horários todos os dias e de acordo com o esquema de doses indicado pelo médico. Evite aumentar ou reduzir as doses prescritas pelo especialista, assim como o tempo de tratamento.
*Com informações de reportagem publicada em 30/08/2022