Precisando equilibrar as emoções? Veja por que treinar é ótimo para isso

Por mais que o treino seja "sofrido", no final vem sempre aquela sensação de prazer e bem-estar. Você sabe o motivo?

Explicando de forma simplificada, isso ocorre pois durante o exercício nosso corpo produz substâncias químicas (neurotransmissores) que atuam no cérebro e influenciam nosso humor, nossas emoções e nosso comportamento.

É por isso que a prática regular de atividades físicas tem um impacto profundo não só no corpo, mas também na saúde mental.

Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (04/09) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Corrida, ciclismo, natação, dança e musculação, além dos esportes coletivos, são só alguns exemplos de atividades que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um estado mental mais claro e focado.

Quando a mente está tranquila e regulada emocionalmente, fica muito mais fácil aproveitar melhorar as oportunidades e planejar melhor as ações, evitando atitudes impulsivas.

Ao contrário disso, se estamos emocionalmente desequilibrados, ficamos mais suscetíveis a buscar alívio em comportamentos compulsivos, que podem ser prejudiciais para a saúde e para nossas relações pessoais e de trabalho. Isso acontece porque, em momentos de tensão, frustração ou tristeza, o cérebro procura formas rápidas de aumentar os níveis de dopamina e serotonina.

Quem treina com frequência fica mais protegido desses comportamentos descontrolados, pois terá níveis maiores de neurotransmissores.

Mente sã, corpo são! Bora já para o treino!

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.