Gosto de fumaça na boca e nariz sangrando? O que dá pra fazer pra melhorar

A qualidade do ar na cidade de São Paulo e na região metropolitana nesta segunda-feira (9) foi pior do que os índices de cidades conhecidas pela poluição como Nova Déli, na Índia. E até o Saara está mais úmido do que algumas áreas do Brasil.

Os culpados são o calor, o tempo seco e a fumaça de incêndios. Esse clima gera riscos à saúde, sendo comum o aumento de doenças respiratórias e cardiovasculares. A seguir, veja como manter a saúde do corpo e o bem-estar da casa nesse período.

Mantenha a hidratação

Para evitar a desidratação, tome bastante líquido, principalmente água. Ao sair de casa, leve sempre uma garrafinha de água e evite ficar longos períodos sem hidratação.

Na hora das refeições, escolha alimentos ricos em água. Melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, são bons exemplos. Outro cuidado importante é evitar alimentos muito salgados ou condimentados, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Umidifique o ambiente

Espalhe panos (toalhas) úmidos ou mesmo baldes com água pelos ambientes da casa, especialmente nos quartos, durante a noite.

Uma alternativa, mais eficiente, é utilizar um umidificador de ar. É importante lembrar que o ambiente não deve ficar úmido demais, pois favorece o crescimento de fungos, bactérias e ácaros. Outra dica é limpar com regularidade os ventiladores e filtros de ar-condicionado.

Combata o ressecamento das vias aéreas

Lave as narinas com soro fisiológico, pois ele ajuda a diminuir o desconforto no nariz. Manter a mucosa nasal hidratada evita sangramento nasal e também impede que ela fique mais vulnerável a inflamações. O uso de nebulizadores ou inaladores, apenas com soro fisiológico, também é eficiente para a umidificação das vias aéreas.

Continua após a publicidade

Evite atividades físicas em horários mais secos

Se for realizar atividade física, fuja do período entre 10h e 16h. Nesse intervalo, a umidade do ar está geralmente mais baixa, especialmente ao ar livre, em centros urbanos, onde a concentração de poluentes no ar é naturalmente maior.

Prefira o início da manhã ou fim da tarde. Mas lembre-se de que mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também estará seco.

Hidrate a pele

Use produtos específicos para hidratar a pele do rosto e do corpo. Faça a hidratação pelo menos uma vez ao dia. Para evitar o ressecamento, banhos com água muito quente não são recomendados.

Mantenha a casa limpa

Para minimizar o risco de problemas respiratórios, é fundamental eliminar poeira, ácaros, pelos de animais e outros agentes causadores de alergias respiratórias. Uma casa limpa é sinônimo de casa saudável, mesmo para quem não é alérgico.

Continua após a publicidade

Ventile o ambiente e evite produtos de limpeza com odor forte (que são fatores irritantes para a mucosa respiratória). Quando for limpar a casa, utilize pano úmido para que a poeira fique no pano e não no ar.

Troque roupas de cama e toalhas de banho com maior frequência, pois os ácaros se alimentam de restos de pele e cabelos humanos.

Cuidado com as roupas

Evite roupas e cobertores de lã ou com pelos.

Evite locais fechados

Em dias de baixa umidade, quando as vias áreas estão ressecadas, o risco de infecções disseminadas em ambientes fechados aumenta.

Continua após a publicidade

Neste caso, procure adotar as mesmas medidas de controle ambiental usadas em sua casa, como abertura de janelas para melhor circulação do ar.

*Com informações de reportagem publicada em 24/04/2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes