Diurético e melhora digestão: os benefícios do chá de espinheira-santa

A espinheira-santa é uma planta com folhas frequentemente usadas para fazer chá. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, geralmente a bebida é consumida para diminuir problemas estomacais e ajudar na digestão.

A seguir, veja os principais benefícios para a saúde do chá de espinheira-santa.

Faz bem para o estômago

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias auxiliam na recuperação de condições estomacais, como úlcera gástrica, azia, gastrite, má digestão e dor estomacal.

De forma geral, essas substâncias reduzem acidez estomacal e a protegem a mucosa gástrica do estômago, proporcionando alívio para a sensação de queimação.

Regula o sistema imunológico

Os polissacarídeos presentes na espinheira-santa regulam e fortalecem o sistema imunológico. Portanto, auxiliam na defesa do organismo contra infecções e outras doenças.

Diminui a prisão de ventre

A espinheira-santa alivia a prisão de ventre ao melhorar a função intestinal. Seus compostos estimulam o trânsito intestinal e promovem uma digestão mais eficiente, contribuindo para a regularidade das evacuações.

É diurética

Possui efeitos diuréticos que aumentam a produção de urina. Isso contribui com a eliminação de toxinas e o controle da retenção de líquidos. Por isso, ajuda a reduzir o inchaço do organismo.

Continua após a publicidade

Contribui com a cicatrização

Ajuda no processo de cicatrização devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Seus compostos auxiliam na regeneração dos tecidos e na redução da inflamação. Dessa forma, ocorre uma recuperação mais rápida e eficiente de feridas e lesões.

Controla inflamações

As propriedades da planta reduzem a inflamação em diversas partes do corpo. Seus compostos minimizam a dor associada a condições inflamatórias, provocando alívio de desconfortos e melhorando o bem-estar geral do organismo.

Combate bactérias

Possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater bactérias. A presença de taninos e flavonoides inibem o crescimento de bactérias no trato gastrointestinal e em outras partes do corpo.

Continua após a publicidade

O chá de espinheira-santa é comumente usado no tratamento de úlceras e gastrites por infecção da bactéria H. Pylori, melhorando os sintomas dessas condições.

Chá de espinheira-santa emagrece?

A espinheira-santa pode auxiliar indiretamente na perda de peso ao melhorar a digestão e reduzir a retenção de líquidos. No entanto, para conseguir emagrecer de forma saudável é importante manter hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática regular de exercício físico.

Efeitos colaterais e contraindicações

Quando consumida em excesso, pode causar a sensação de boca seca, náuseas e alterar o paladar. Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas à espinheira-santa.

Outras contraindicações ao uso do chá de espinheira-santa incluem:

Continua após a publicidade

Gravidez, pois aumentam as contrações do útero e há risco de aborto.

Lactantes, já que pode reduzir a quantidade de leite materno.

Crianças menores de 12 anos.

Pessoas com problemas renais ou hepáticos.

Fonte: Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin (SP).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.