Arnold Schwarzenegger segue dieta com fonte de proteína bem incomum

Arnold Schwarzenegger, famoso por seus papéis em "O Exterminador do Futuro" e "Os Mercenários", mantém uma dieta bastante peculiar para preservar sua forma física aos 77 anos.

Com um físico extremamente definido e pesando cerca de 95 kg e com 1,80 m de altura, o ator e ex-fisiculturista surpreendeu ao revelar que a maior parte das proteínas em sua dieta provém de fontes vegetais. Você leu direito: em vez de consumir picanha e atum, alimentos comuns em dietas, Schwarzenegger opta por hambúrgueres vegetarianos.

O que ele disse a respeito

Imagem
Imagem: Nilo Biazzetto

Em um episódio de seu podcast, Arnold's Pump Club, Arnold Schwarzenegger compartilhou detalhes sobre sua dieta após os 70 anos. Diferente de muitos que consomem grandes quantidades de proteína animal para ganhar massa muscular, Schwarzenegger adota uma abordagem mais equilibrada.

Ele revelou que suas refeições frequentemente incluem hambúrgueres vegetarianos feitos de lentilhas e feijão, que se tornaram essenciais em sua dieta. Além disso, ele consome ovos, salmão e frango para atingir a meta diária de 220 gramas de proteína. Apenas 20% dessa quantidade vem de fontes animais, segundo o astro.

Rotina alimentar do astro

Eu geralmente começo o dia com aveia acompanhada de iogurte ou granola. No almoço, opto por uma salada, que às vezes é complementada com um hambúrguer vegetal, salmão ou frango. Em outras ocasiões, escolho ovos mexidos ou uma omelete. Para o jantar, sempre prefiro uma sopa, pois gosto de refeições mais leves à noite Arnold Schwarzenegger, em seu podcast.

A dieta baseada em plantas de Schwarzenegger também contribuiu para a redução de seus níveis de colesterol. Você imaginava que um dos maiores e mais musculosos astros de Hollywood prefere proteínas vegetais em vez de carne?

Idoso requer mais proteína

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

Com o avançar da idade, estar com as proteínas em dia exige maior controle da alimentação, já que, pelo envelhecimento do organismo, a capacidade de digerir e absorver os aminoácidos é reduzida.

A recomendação média de ingestão de proteína para idosos é superior em comparação aos adultos — cerca de 1,2 a 1,5 grama por quilo corporal. O suplemento proteico (whey protein) ainda entra como uma forma de prevenção, atuando na manutenção da musculatura e da força muscular.

O declínio dos hormônios sexuais em mulheres na menopausa também leva à perda da massa muscular, mas pode ser prevenida com suplementação proteica.

"A proteína é essencial para prevenir ou tratar a sarcopenia, que é a perda de massa e da função musculoesquelética", comenta a nutricionista Giuliana Modenezi, do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, do Hospital Israelita Albert Einstein.

*Com informações de reportagem publicada em 29/06/2024 e 31/07/2024

Deixe seu comentário

Só para assinantes