Datena diz que sogra morreu após caso de assédio; estresse pode causar AVC?
José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) no debate deste domingo (15) após o ex-coach citar uma acusação de assédio sexual contra o apresentador. Datena disse que reagiu ao lembrar do que ocorreu com a sogra dele na época.
Durante esse período [das acusações], a minha sogra, que já não estava bem, sofreu três AVCs, porque ninguém recebe uma acusação dessa dentro da família e fica incólume. Ela morreu de complicações desses AVCs muito por causa desses problemas que eu tive que responder por uma coisa que eu não devia, não devo e que jamais cometi.
José Luiz Datena
Relação entre emoções e AVC
AVC pode ter ligação com emoções? "No caso de emoções fortes, pode aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial, que aumentam a chance de complicações cardiovasculares, como rompimento de vaso e infarto", afirma o cardiologista clínico Flávio Cure, especialista em cardio-oncologia. A situação específica da sogra de Datena não foi detalhada.
Raiva e tristeza podem ser gatilhos, mas há ressalvas. Embora um estudo global tenha associado os fatores à ocorrência de acidente vascular cerebral, eles não devem ser vistos como culpados isoladamente.
Doenças pré-existentes devem ser consideradas. Na conclusão da pesquisa, os autores dizem que quem viveu momentos de raiva ou tristeza antes do AVC também era mais propenso a ter um histórico de outras doenças, como hipertensão e diabetes.
Principais causas de AVC podem ser controladas. A maioria dos acidentes vasculares cerebrais é isquêmica, quando há bloqueio de uma artéria (por acúmulo de gordura, por exemplo). Os principais fatores de risco são:
- Obesidade;
- Pressão alta;
- Arritmia;
- Diabetes;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Colesterol alto;
- Dieta pouco saudável, com alto consumo de gorduras saturadas, gorduras trans e calorias.
Esses fatores de risco são responsáveis pela maioria dos casos de AVC. Se a pessoa tem um ou mais desses problemas e ainda enfrenta alta carga de estresse, a orientação é buscar tratamento para reduzir os impactos na saúde. Não é possível viver sem estresse, mas aprender a gerenciá-lo é importante para uma vida, em geral, mais saudável.
AVC também tem fatores que não podem ser controlados, como:
- Idade: é mais comum em idosos, pois à medida que a idade avança, os vasos sanguíneos ficam mais comprometidos, diz Cure.
- Gênero: é mais frequente em homens.
- Genética.
- Já ter sofrido um AVC antes.
- Ter familiares que sofreram um acidente vascular cerebral.