Tem problema lavar os cabelos todo dia? E ficar muito tempo sem lavar?

Assim como acontece com a pele, as características dos cabelos variam muito de pessoa para pessoa, além da região em que ela vive e, claro, do bom senso. Ou seja, não existe uma fórmula mágica. A frequência ideal para a lavagem de um cabelo pode ser bem diferente do que é melhor para o seu.

Pessoas com o cabelo mais seco, por exemplo, podem lavar menos vezes e enxaguar menos, porque não têm uma produção de sebo tão exuberante. Há quem fique uma semana sem lavar e não apresente nenhum problema com isso. No entanto, segundo dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo. Isso porque o couro cabeludo produz sebo continuamente.

A falta do enxágue gera excesso de oleosidade e acúmulo de sebo que pode virar uma dermatite seborreica. Em casos mais dramáticos, fungos podem causar placas de seborreia e até doenças.

Conheça o seu tipo de cabelo

Imagem
Imagem: iStock

O melhor a se fazer é, primeiramente, determinar qual é o seu tipo de cabelo. Uma vez que você sabe, é só seguir a lógica: quanto mais oleoso ele for, mais frequentemente precisa ser lavado. Dependendo do nível de oleosidade, a recomendação é que a lavagem seja diária. Inclusive, em lugares mais úmidos, as pessoas podem lavar o cabelo todo dia. Quem tem cabelo oleoso e fino também deve lavar diariamente.

Isso não vai fazer mal, não existe o risco de apodrecer a raiz do cabelo. Ficar com o cabelo molhado por algum tempo não traz esse risco e nem cria fungos. Mas uma má higiene, associada a fatores como estresse e sudorese, pode levar à criação de fungos não só para quem tem cabelo comprido.

A história de que lavar o cabelo todos os dias vai deixá-lo mais oleoso também não é verdade. Pessoas com um couro cabeludo que produz mais sebo podem (e devem) lavar todos os dias. O que piora a oleosidade, na verdade, são alguns hábitos da própria lavagem, como usar o xampu inadequado para seu tipo de cabelo.

Se você tem o cabelo muito oleoso, por exemplo, use opções feitas para esse tipo de fio. O mesmo vale para quem tem raiz oleosa e ponta seca. O produto para esse tipo de cabelo costuma ter quantidades ideais de substâncias que limpam o couro cabeludo, sem deixar o fio seco demais.

Continua após a publicidade

Cuidado com a água quente

Deve-se lavar o couro cabeludo para retirar, principalmente, o resíduo gorduroso. A água deve estar na temperatura mais baixa possível. Isso porque a água muito quente resseca o couro cabeludo.

Depois, aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos e, com o couro cabeludo já úmido, espalhe, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Em seguida, enxágue bem, sem deixar resíduos. Se desejar, aplique o condicionador - apenas nos fios -, para selar as cutículas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios.

*Com informações de reportagens publicadas nos dias 31/05/2017, 11/12/2018 e 22/06/2020

Deixe seu comentário

Só para assinantes