Scheila e Gracyanne reverteram harmonização facial; qual o 'antídoto'?
De VivaBem, em São Paulo
03/10/2024 05h30
Scheila Carvalho, 50, e Gracyanne Barbosa, 41, têm algo em comum, e não é o fato de terem sido dançarinas de grupo de axé. Ambas recentemente anunciaram ter encerrado o ciclo do processo de reversão de harmonização facial. Nos dois casos, ao explicar o procedimento, elas usaram termos que remetiam a "voltar à beleza natural".
"Olha só, o meu olhar abriu", disse Scheila, em vídeo postado em seu Instagram. Já Gracyanne, mesmo dizendo que não se arrependeu de ter feito a harmonização, cita que sua "pele está com mais viço" e "aparência mais natural".
O procedimento, que usa ácido hialurônico, tem com objetivo equilibrar as proporções do rosto. Porém, nem sempre os resultados são os esperados.
Me arrependi da harmonização. Como reverter?
Assim como Scheila e Gracyanne, caso você queira reverter a harmonização facial, o primeiro passo é procurar de preferência o mesmo especialista que realizou seu procedimento, uma vez que ele já conhece seu prontuário.
A técnica de reversão, contudo, não é igual para todos e vai depender dos ativos que foram usados na harmonização.
A hialuronidase é a enzima que dissolve o ácido hialurônico dos preenchimentos, funciona como um antídoto. No caso da toxina botulínica, já fica mais complexo.
Há um tipo de laser que contribui para minimizar os efeitos da paralisação por meio de vasodilatação e consequente eliminação mais rápida da substância.
Os bioestimuladores de colágeno e os fios de sustentação têm efeito de médio prazo e, em geral, não causam incômodos em razão da ação gradual.
O tempo da reversão também é variado, já que depende da quantidade do preenchedor utilizado.
A enzima hialuronidase pode ser fracionada em sessões, pois é um catalisador capaz de gerar certa reação inflamatória, com vermelhidão e calor local.
Sendo assim, a retirada do procedimento, assim como ele próprio, envolve riscos. Erros podem ocorrer em obstrução arterial, necrose da região e até cegueira, além de rejeições e nódulos.
É necessário um profundo conhecimento da anatomia do rosto para realizar um procedimento injetável. Por isso deve ser feito por um especialista.
No Brasil, estão autorizados a realizar harmonização médicos (dermatologistas e cirurgiões plásticos), dentistas, farmacêuticos e biomédicos.
Procure um bom profissional e pesquise sobre sua linha de atuação. E vale lembrar que médicos são proibidos de postar fotos de antes e depois de seus pacientes nas redes sociais, então o ideal é não basear a pesquisa nisso.
Cuidado com os padrões das redes sociais
Celebridades estão o tempo todo experimentando novos procedimentos, e, com a grande exposição nas redes sociais, muitos acabam entendendo que precisam fazê-los também.
No caso da harmonização facial, alguns pacientes chegam às clínicas acreditando que terão resultados milagrosos. É responsabilidade do profissional delimitar as reais possibilidades e reforçar que se trata de uma intervenção com prazo para acabar.
*Com reportagem de 03/04/2024