Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


10 benefícios para o cérebro de escrever à mão em vez de só digitar

Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem*

09/10/2024 12h29

"Você tem uma letra tão bonita." Há alguns anos era comum receber esse tipo de elogio, sobretudo na escola. Hoje já é mais difícil, uma vez que crianças e adolescentes escrevem quase o tempo todo nos celulares e computadores e muito pouco à mão.

Embora possa parecer uma prática comum, escrever à mão oferece uma série de vantagens para o nosso cérebro, como você descobrirá a seguir:

  1. Aprimora a memória: escrever à mão facilita a retenção de informações, resultando em um aprendizado mais eficaz.
  2. Trabalha a coordenação motora fina: a prática da escrita envolve o uso de músculos pequenos, o que aprimora a coordenação e o controle motor. "Esse processo de coordenação motora fina na escrita não é rápido e não tem como pular. Precisamos construir esse circuito com muita prática. Digitar no computador ou no celular não exige coordenação motora fina e consequentemente não vai ajudar a desenvolvê-la", explica Livia Ciacci, neurocientista do Supera - Ginástica para o cérebro.
  3. Aumenta o foco e a concentração: a escrita requer atenção, o que nos ajuda a evitar distrações. Em contraste, ao digitar, é mais fácil nos desconectarmos do que está acontecendo ao nosso redor.
  4. Estimula a criatividade: ao contrário dos movimentos repetitivos exigidos pela digitação, escrever à mão requer uma maior fluidez nos dedos. Essa liberdade permite que nosso processo criativo flua de maneira mais eficaz.
  5. Melhora processamento de informações: um benefício adicional é que o processamento de ideias acontece de maneira mais profunda, resultando em uma compreensão mais ampla.
  6. Promove a saúde mental: pesquisas indicam que escrever pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, sobretudo ao manter diários ou durante atividades criativas.
  7. Aprimora a expressão pessoal: cada pessoa tem um estilo único de se expressar por meio da escrita, e escrever à mão fortalece essa conexão consigo mesmo.
  8. Estimula o pensamento crítico: o ato de escrever à mão, por ser mais lento, proporciona um espaço para reflexões mais profundas enquanto as palavras ganham vida no papel.
  9. Aprimora as habilidades linguísticas: com a prática frequente, as regras gramaticais se tornam mais acessíveis e fáceis de assimilar.
  10. Promove a neuroplasticidade: ao ativar diferentes áreas do cérebro, a escrita contribui para a formação de novas conexões neurais, reforçando a plasticidade do nosso cérebro. "Tudo isso exemplifica algo que já sabemos: o cérebro desenvolve circuitos robustos quando aprende a escrever com letra cursiva", diz a neurocientista.

Cuidado com teclar em excesso

Imagem: Getty Images

As queixas de dor nos polegares ou nos punhos dispararam nos últimos anos nos consultórios de ortopedia e, segundo especialistas, são alavancadas pelo uso excessivo e incorreto do celular.

"O polegar não nasceu para fazer muitos movimentos por segundo. E os jovens fazem milhares de movimentos durante horas para digitar no celular usando os dois polegares. Quando usam um polegar só é pior ainda, porque sobrecarregam uma das mãos", alerta o cirurgião Antônio Carlos da Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O resultado disso são dores inofensivas num primeiro momento, mas que podem evoluir para sobrecarga muscular, tendinite e até mesmo uma rizartrose — um tipo de artrose que afeta a articulação da base do polegar, podendo causar dor, desgaste, rigidez e limitações de movimento.

*Com informações de reportagens publicadas em 21/05/2022 e 06/07/2024

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

10 benefícios para o cérebro de escrever à mão em vez de só digitar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde