Fora da Fazenda: o que é miocardite aguda, que desclassificou Raquel Brito?
Raquel Brito, que deixou A Fazenda 16 (Record), foi diagnosticada com uma miocardite aguda. Ela recebeu alta na quinta-feira (10) e segue em repouso antes de retornar para casa em Salvador.
Durante uma prova no reality, Raquel passou mal e precisou ser hospitalizada. Ela precisou deixar A Fazenda sob orientação médica para receber os cuidados médicos necessários.
O que é miocardite aguda?
Miocardite aguda é uma inflamação do músculo cardíaco. As causas podem ser variadas, mas a mais comum é uma infecção viral. O vírus ataca diretamente o coração ou a reação do sistema imunológico contra o vírus gera uma resposta inflamatória no coração.
O quadro pode ser imperceptível, com pessoas descobrindo a condição apenas em exames de rotina, mas quando se torna mais grave, o trabalho do coração pode ficar mais fraco.
Os sintomas que mais observamos no dia a dia são o de dor torácica, que gera desconforto e palpitações, além de falta de ar e cansaço. Depende de cada quadro. Fernando Ribas, cardiologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
O diagnóstico é realizado por meio de exames. É possível fazer exame físico, para observar o ritmo do coração, além do ecocardiograma e outros exames de imagem.
Tratamento e cura
O quadro tem tratamento e cura. Na maior parte dos casos, é possível reverter a situação. Às vezes, o paciente pode ficar com uma disfunção do coração e precisa de um tratamento mais prolongado. Em casos mais graves, pode ser necessário uso de marca-passo com um cardiodesfibrilador implantável, ou CDI, um dispositivo eletrônico que monitora o ritmo cardíaco e trata arritmias.
Também é fundamental que o paciente tenha um estilo de vida saudável, com a restrição ao uso de álcool, a regulação do sono, alimentação equilibrada e regulação do estresse.
Na grande maioria das vezes, o tratamento envolve afastamento de atividades de física intensa e uso de medicações para evitar a ocorrência de arritmias e medicações que facilitem o trabalho cardíaco e diminuam o estresse de adrenalina do coração. Fernando Ribas, cardiologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.