Fim da academia? Cientistas testam pílula que imita efeitos de exercícios

Cientistas da Dinamarca desenvolveram uma pílula chamada LaKe, que simula os efeitos benéficos do exercício e do jejum no corpo. Embora ainda esteja em fase de testes clínicos, essa inovação promete revolucionar a abordagem da saúde e do condicionamento físico, oferecendo uma alternativa para quem tem dificuldades em se exercitar com frequência.

Em testes em ratos, a molécula LaKe mimetizou a resposta metabólica ao exercício. Esse avanço pode abrir novas possibilidades no tratamento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo, como obesidade e diabetes. Contudo, é fundamental entender que essa pílula, se um dia chegar aos humanos, não deve substituir a prática de atividades físicas, mas servir como um complemento para aqueles que lutam para manter um estilo de vida ativo.

Efeitos da pílula no organismo

Criada por pesquisadores da Universidade de Aarhus (Dinamarca), a molécula LaKe simula os efeitos do exercício físico e do jejum. Ela age aumentando os níveis de lactato e cetonas, substâncias que o organismo produz naturalmente durante essas atividades. Isso resultaria em vários benefícios para a saúde, como:

Queima de gordura;

Melhora da saúde metabólica, aumentando a sensibilidade à insulina;

Sensação de bem-estar e disposição;

Controle da fome e redução do consumo excessivo de alimentos.

E ainda oferece diversas vantagens, como:

Perda de peso, reduzindo gordura especialmente em abdome e coxas;

Continua após a publicidade

Prevenção de doenças crônicas (cardiovasculares, diabetes, hipertensão);

Melhora da saúde mental;

Aumento da longevidade.

Mas não é solução milagrosa

Imagem
Imagem: Reprodução/BodyCap

Apesar de ser promissora, a pílula que simula os efeitos do exercício não deve ser vista como uma solução mágica para todos os problemas de saúde. A prática regular de atividades ainda é essencial para manter a saúde física e mental. A pílula pode ajudar aqueles que têm dificuldades para se exercitar, mas não pode substituir os benefícios do exercício.

Continua após a publicidade

Além disso, a pesquisa sobre essa pílula ainda está em estágios iniciais, e mais estudos são necessários para garantir sua segurança e eficácia a longo prazo. No entanto, os resultados iniciais são encorajadores e podem abrir novas possibilidades para tratar doenças relacionadas ao sedentarismo.

Um grupo que poderia se beneficiar com as pílulas seriam as pessoas impossibilitadas de fazer exercícios físicos, como aquelas que problemas de mobilidade. Com os efeitos, elas poderiam ter os mesmos benefícios do exercício, como perder peso.

*Com informações de reportagem publicada em 29/06/2017