Coloque na janela 10 plantas que as moscas odeiam e afaste doenças

Lixeira aberta ou mal fechada, louça suja e comida exposta atraem moscas. Elas encontram a matéria orgânica pelo cheiro e procuram pelos restos para comer e depositar os ovos, já que são uma das precursoras da decomposição de alimentos, preparando o terreno para os fungos e bactérias.

Nesse caso, manter a louça sempre limpa e as sobras de alimentos armazenadas em potes na geladeira são medidas essenciais para a redução de moscas.

Kayron Passos, biólogo e professor de biologia, explica que as moscas só permanecem onde é possível sobreviver e que, se não houver oferta de alimento e abrigos, elas vão embora.

Para garantir que não voltem

Imagem
Imagem: Getty Images

É preciso limpar o entorno e monitorar a cozinha por algum tempo, mas também vale investir em plantas que ajudam a afastar os pequenos e indesejados visitantes. Você pode ter nas entradas de sua casa, nas janelas ou perto delas:

  1. Citronela;
  2. Hortelã-pimenta;
  3. Menta;
  4. Eucalipto;
  5. Plantas carnívoras, como dioneia ou nepentes;
  6. Lavanda;
  7. Manjericão;
  8. Alecrim;
  9. Cidreira;
  10. Calêndula.

Moscas são nojentas e perigosas

Imagem
Imagem: iStock
Continua após a publicidade

Elas carregam diversos patógenos (bactérias, fungos, vírus, ovos de vermes), pois se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente fezes. Assim, ao encostar em um alimento, elas deixam um rastro de sujeira que é imperceptível a olho nu.

A coisa ainda fica pior: por não terem dentes nem mandíbulas, as moscas cospem sobre os alimentos em que pousam. O objetivo é que as enzimas presentes em suas salivas dissolvam parcialmente a comida, que depois é sugada por elas.

"O maior perigo de contaminação é se a mosca trouxer com ela ovos ou cistos de parasitas e de vermes, porque ao consumir o alimento, eles podem completar seu ciclo natural dentro da pessoa que consumiu, ou seja, ela vai ficar parasitada", explica Jorge Luiz Fortuna, doutor em higiene e processamento de produtos de origem animal e professor na Uneb (Universidade do Estado da Bahia).

Fortuna é um dos autores de um artigo científico de 2019 que mostrou, com um experimento, que 50% das moscas coletadas em uma feira livre em Teixeira de Freitas (BA) tinham a bactéria Escherichia coli, causadora de infecção intestinal.

Estes insetos ainda podem transportar bactérias capazes de causar tracoma (doença inflamatória ocular crônica, com risco de cegueira) e se botarem seus ovos na pele humana, a pessoa pode desenvolver berne e bicheira (infestação parasitária causada por larvas de moscas).

Continua após a publicidade

As do tipo varejeira, verdes e grandes, são consideradas mais "críticas" porque se utilizam dos alimentos para botar seus ovos.

*Com informações de reportagem publicada em 05/05/2023 e 20/04/2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.