Pensamentos não param? Veja como domar a mente agitada e ansiosa
Colaboração para VivaBem*
18/10/2024 16h07
Ir à academia para treinar o corpo, eliminar peso, ganhar massa muscular e recuperar a resistência é possível, certo? O mesmo acontece com a mente: ela também pode ser treinada para se ter mais autocontrole, livrando-se de pensamentos agitados ansiosos.
"Como em qualquer exercício, exige empenho, dedicação e desejo de mudar", avalia a psicóloga Fabíola Furlan. Segundo a especialista, disciplina, autoconfiança e controle das emoções ajudam a dominar os pensamentos, e ao conseguir isso é mais fácil evitar o disparo do gatilho de ansiedade.
Estratégias para melhorar a saúde mental
Mantenha o foco: é importante não atropelar as coisas, realizando cada atividade com dedicação, pois não adianta querer abraçar o mundo e não dar conta. Isso só traz culpa, frustração e crises de ansiedade.
Saiba dizer não: essa é uma dica importante para não ficar sobrecarregado, ou seja, assumir responsabilidades possíveis e dar conta de cada uma delas com mais assertividade, planejando o tempo para a realização e finalização.
Equilibre lar, trabalho e lazer: vivemos numa correria e, em geral, dedicamos mais tempo ao trabalho. Por isso, é fundamental dosar e não deixar o lazer apenas para os finais de semana. Dedique algum momento do seu dia a coisas prazerosas, como tomar café com um amigo, assistir a um filme antes de dormir ou ler.
Os elementos essenciais
Tais estratégias tendem a elevar a autoconfiança, o gerenciamento do estresse e das emoções, ajudando a domar os pensamentos e facilitando o alcance dos objetivos. "A mente é complexa, mas o autoconhecimento leva à autoconfiança, que leva a melhores escolhas. E ao se conhecer e se perceber, fica mais fácil diminuir o impacto que o estresse causa em nossas vidas", explica Furlan.
Esse autoconhecimento permite entender e reconhecer suas emoções, facilitando um controle sobre elas. Não há problema em sentir emoções, mas é importante saber identificar o que causa aquele desconforto e como modificar isso.
Saúde mental e física em sintonia
A saúde do corpo reflete na saúde mental e na forma como pensamos podem refletir no corpo, por isso ambos devem ser bem cuidados. E algumas ações simples são imprescindíveis para esse bom controle:
Alimentação saudável;
Boa qualidade de sono;
Atividade física;
Adotar um hobby satisfatório;
Ter metas possíveis com prazos plausíveis;
Reconhecer crenças limitantes para conseguir modificá-las, pois muitas vezes elas atuam como um sabotador interno;
Fazer uma difusão do pensamento com a realidade;
Saber diferenciar possibilidade e probabilidade para não sofrer por coisas que podem acontecer, mas que têm pouca chance de se concretizarem;
Apostar em técnicas de relaxamento como respiração e meditação.
Com esse conjunto de ações e hábitos saudáveis, fica mais fácil domar a mente, afastando pensamentos ansiosos e que, muitas vezes, só atrapalham as nossas conquistas. "Conhecer e ter controle da mente é imprescindível para que a gente viva bem", diz Furlan.
*Com informações de reportagem publica em 20/12/2019